Crianças e adolescentes de até 15 anos já podem atualizar a caderneta nacional de vacinação em todo o país. Até o dia 31 de outubro, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde. A campanha, que marca o mês das crianças, tem o objetivo de reforçar a imunização e prevenir o retorno de doenças erradicadas no Brasil.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 6,8 milhões de doses foram distribuídas aos estados e municípios, além do repasse de R$ 150 milhões para apoiar as ações locais. Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que as vacinas continuam sendo a forma mais eficaz e segura de evitar doenças graves, como poliomielite, meningite e sarampo.
“Quero lembrar aos pais e mães que eles só não tiveram paralisia infantil, meningite e outras doenças graves porque seus pais, um dia, enfrentaram dificuldades muito maiores para vacinar seus filhos. Hoje, as vacinas estão disponíveis todos os dias nas unidades de saúde”, afirmou o ministro.
Entre as vacinas ofertadas estão BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica, Meningocócica C e ACWY, Influenza, Covid-19, Febre Amarela, Tríplice Viral, Varicela, DTP, Hepatite A e HPV. O público deve apresentar a caderneta de vacinação para avaliação e atualização das doses necessárias.
Como parte da mobilização, o governo federal vai enviar notificações por meio do aplicativo Meu SUS Digital, com o objetivo de alcançar cerca de 40 milhões de pessoas. Na plataforma, é possível consultar a Caderneta Digital de Saúde da Criança, verificar o histórico vacinal e acompanhar as próximas doses em tempo real.
O Ministério da Saúde reforça que o país vem registrando avanços na cobertura vacinal nos últimos anos. De 2022 a 2024, a imunização contra a poliomielite cresceu 17%, enquanto a cobertura da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) teve alta de 40%. O reforço contra o sarampo também é prioridade, diante do aumento de casos em países da América do Norte, que concentram 99% dos registros da doença nas Américas.
O Dia D de vacinação está marcado para 18 de outubro, com horário estendido em postos de saúde de todo o Brasil. “Todos os dias são dias de vacinação nas UBS, mas o 18 de outubro será uma oportunidade especial para garantirmos que todas as crianças estejam protegidas”, concluiu Alexandre Padilha.