Campanha nacional mobiliza municípios do Amazonas para atualizar vacinação de crianças e adolescentes

O Amazonas participa, neste sábado (18), do Dia D da campanha nacional de multivacinação. A ação é voltada à atualização do esquema vacinal de crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade. Todas as secretarias municipais de saúde do estado estão envolvidas nas atividades, coordenadas localmente pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A abertura oficial da campanha no estado será realizada no município de Parintins, a 369 km de Manaus, no ginásio do Colégio Nossa Senhora do Carmo. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Parintins), marca o início das ações simultâneas em diversas localidades.

Entre as vacinas disponíveis estão a Poliomielite inativada (VIP), Pentavalente, Tríplice Viral, Febre Amarela, HPV e Meningocócica ACWY. A campanha inclui ainda a vacinação contra o sarampo para pessoas de 1 a 59 anos de idade, e reforço de doses contra o HPV e influenza para adolescentes de 15 a 19 anos.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a estratégia busca alcançar crianças e adolescentes que estejam com vacinas em atraso. “Estamos com uma grande mobilização nacional e o público infantil e adolescente é nosso alvo. As vacinas são gratuitas no SUS, estão disponíveis e salvam vidas. Por isso, pais e mães, vejam quais vacinas seus filhos ainda não tomaram e atendam o chamado das secretarias de saúde de seus municípios”, declarou.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Parintins, Elaine Pires, reforça a necessidade de manter a imunização em dia. “A campanha é fundamental para reforçar a proteção da população, especialmente de crianças e adolescentes. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação e garantir que todos estejam protegidos contra doenças que podem se tornar graves e até fatais.”

Para receber as vacinas, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e o CPF do menor de idade. A recomendação é que pais e responsáveis acompanhem os adolescentes e crianças durante a imunização.

Com informações da Assessoria*

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Girlene Medeiros / FVS-RCP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *