Carnaval do Rio: Viradouro é campeã com homenagem a Mestre Ciça; Acadêmicos de Niterói é rebaixada após enredo sobre Lula

Apuração define título na Sapucaí e queda da escola que levou à avenida homenagem ao presidente da República

A escola de samba Unidos do Viradouro conquistou o título do Carnaval do Rio de Janeiro com o enredo “Para cima, Ciça”, que homenageou o mestre de bateria da agremiação e destacou o trabalho realizado nos bastidores dos barracões. O resultado foi definido na apuração realizada nesta quarta-feira, 18, na Marquês de Sapucaí.

O desfile da Viradouro garantiu a pontuação necessária para assegurar o campeonato no Grupo Especial. O enredo celebrou a trajetória de Mestre Ciça e também prestou reconhecimento aos profissionais que atuam na preparação do espetáculo carnavalesco. Após a vitória, o homenageado comentou o resultado.

“É do sambista, da escola de samba. Sou um cara totalmente de escola de samba”, afirmou. Ele também disse ter sido surpreendido pela escolha do tema. “Foi um desfile maravilhoso, no qual emocionamos toda a Avenida. Nunca tive essa ideia, mas a Viradouro fez essa surpresa maravilhosa. Vamos festejar até amanhã de manhã”, declarou.

Com passagens por Estácio de Sá, Unidos da Tijuca, Grande Rio, União da Ilha e pela própria Viradouro, Mestre Ciça tem trajetória consolidada na Sapucaí. Durante o desfile, ele dividiu um dos carros alegóricos com a atriz Juliana Paes, acompanhados pela bateria.

Escola que homenageou Lula é rebaixada

Na outra ponta da tabela, a Acadêmicos de Niterói foi rebaixada para o Grupo de Acesso I. A escola levou à avenida um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abordando sua trajetória política e social.

Após a apuração das notas, a agremiação terminou na última colocação do Grupo Especial, o que determinou sua queda para a divisão inferior no próximo Carnaval.

Com o resultado, o Carnaval do Rio encerra mais uma edição marcada por disputas acirradas na apuração e mudanças na composição do Grupo Especial para o ano seguinte.

 

Com Informações do Site Exame

Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus