O Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas ou Testemunhas de Violência (Ciaca) realizou 3,7 mil atendimentos desde sua inauguração, em outubro de 2025. O equipamento é administrado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e integra a rede de proteção à infância e adolescência no Amazonas.
Desde a inauguração, em outubro de 2025, o Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas ou Testemunhas de Violência (Ciaca) registrou 3,7 mil atendimentos de serviços prestados por diferentes órgãos públicos. O espaço é gerido pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
O Ciaca é o nono centro do tipo inaugurado no país e o primeiro sob gestão estadual. A estrutura reúne atendimentos integrados voltados à proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência no Amazonas.
Entre os serviços realizados estão 892 atendimentos de acolhimento na brinquedoteca e no espaço adolescente, 653 atendimentos psicossociais, 556 registros de boletins de ocorrência, 520 serviços cartoriais, 257 depoimentos especiais, 254 perícias, 192 atendimentos pelo Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Saavis), 208 denúncias, 148 orientações jurídicas prestadas pela Defensoria Pública do Estado (DPE) e 22 atendimentos de alojamento.
De acordo com a Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca/Sejusc), a demanda registrada reflete a procura pelo atendimento integrado oferecido no centro, voltado à mitigação de danos e ao encaminhamento adequado dos casos de violência.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) integra o atendimento desde a abertura do Ciaca, com equipes multiprofissionais que realizam escuta qualificada e, quando necessário, encaminhamento ao Saavis, conforme o tipo de violência identificada.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e a Defensoria Pública do Estado também atuam no centro. A DPE presta orientação jurídica e realiza os encaminhamentos necessários para ações judiciais relacionadas à proteção dos direitos da criança e do adolescente, como guarda, tutela e outras medidas previstas em lei.
O Ciaca é resultado de uma articulação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) com instituições da rede de proteção do Amazonas. As obras foram executadas em parceria com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), com recursos oriundos de multa trabalhista viabilizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A estrutura também contou com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e colaboração técnica do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Por meio de termo de cooperação técnica, integram o Ciaca a Sejusc, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), a Defensoria Pública do Estado (DPE), o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






