Com ação itinerante em Anori, Defensoria atende mais de mil moradores em cinco dias

Uma semana de atendimento intenso garantiu acesso à Justiça para mais de mil moradores do município de Anori (a 195 km de Manaus). A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio da Defensoria Itinerante, concluiu a ação na última sexta-feira (3/10) com um total de 1.183 assistências jurídicas gratuitas.

Os atendimentos ocorreram entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, na Câmara Municipal de Anori, e contemplaram principalmente demandas nas áreas de Família e Registros Públicos. Entre os serviços prestados estiveram reconhecimento e dissolução de união estável, pensão alimentícia, emissão de certidões e retificações.

A defensora pública Bruna Farias, que atua na comarca de Anori, reforça a importância da ação para ampliar a cobertura da instituição no interior do estado. “A equipe é extremamente qualificada, comprometida e atenciosa com os assistidos, o que faz toda a diferença. Desde o servidor que realiza a triagem até o profissional de tecnologia responsável por garantir a estrutura necessária para os atendimentos, todos contribuem para que a ação aconteça de forma organizada e eficiente”, observou.

A iniciativa teve um impacto especialmente significativo entre as comunidades ribeirinhas e moradores das zonas mais afastadas. “Ações como essa garantem o devido acesso à Justiça da população mais carente, inclusive das comunidades ribeirinhas, que enfrentam desafios de deslocamento e acesso digital. A equipe do Itinerante resguarda direitos e oferece um apoio essencial a nós, defensores do interior”, destacou Bruna Farias.

O defensor público Danilo Germano, coordenador da Defensoria Itinerante, enfatizou que ações como essa vão além de simples mutirões. “Essa aproximação permite que cidadãos em situação de vulnerabilidade tenham seus direitos reconhecidos e exercidos, fortalecendo a cidadania e a confiança nas instituições. Além disso, a escuta direta das demandas locais possibilita uma atuação mais sensível e estratégica, alinhada às reais necessidades da população”, afirmou.

A Defensoria Itinerante atua regularmente em cidades do interior do Amazonas, especialmente onde não há sede permanente da DPE-AM, levando atendimento jurídico gratuito a populações em situação de vulnerabilidade e garantindo o acesso efetivo à Justiça.

Com informações da Assessoria*

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Divulgação / DPE-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *