Confira os brasileiros indicados aos prêmios de gol mais bonito da Fifa

O futebol brasileiro voltou a ocupar posição de protagonismo internacional após a Fifa anunciar, as listas de indicados aos prêmios de gol mais bonito da temporada. No feminino e no masculino, representantes do país figuram entre os principais candidatos do The Best, reforçando a tradição nacional em produzir lances marcantes.

Entre as mulheres, Marta aparece novamente entre as finalistas do Prêmio Marta, distinção que ela própria conquistou no fim de 2024 e que carrega seu nome em reconhecimento ao impacto histórico no esporte. A indicação da camisa 10 veio graças ao golaço anotado na vitória do Orlando Pride por 3 a 2 sobre o Kansas City Current, pela NWSL. Aos 37 minutos do segundo tempo, a brasileira dominou a bola no meio de campo e avançou em velocidade até a área adversária, onde deu um corte seco para se livrar de duas marcadoras antes de driblar a goleira e bater para o fundo do gol vazio. O lance rapidamente ganhou repercussão mundial e se tornou um dos mais celebrados do ano.

Outras dez atletas também concorrem ao prêmio: Jordyn Bugg, Mariona Caldentey, Ashley Cheatley, Kyra Cooney-Cross, Jon Ryong-jong, Vivianne Miedema, Kishi Núñez, Lizbeth Ovalle, Ally Sentnor e Khadija Shaw.

No futebol masculino, o Brasil aparece duplamente representado no Prêmio Puskás. O atacante Alerrandro é um dos finalistas graças ao impressionante gol de bicicleta marcado em duelo entre Vitória e Cruzeiro pelo último Campeonato Brasileiro — um dos lances mais comentados da temporada.

Outro brasileiro na disputa é Lucas Ribeiro, meia-atacante do Mamelodi Sundowns, que garantiu sua indicação após balançar as redes do Borussia Dortmund com um belo gol na Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

Completam a lista de indicados ao Puskás Alessandro Deiola, Pedro de la Vega, Santiago Montiel, Amr Nasser, Carlos Orrantía, Declan Rice, Rizky Ridho, Kévin Rodrigues e Lamine Yamal.

A presença de Marta, Alerrandro e Lucas Ribeiro reforça o peso do futebol brasileiro nos prêmios individuais da Fifa e mantém viva a tradição do país em transformar grandes momentos em obras de arte dentro de campo.

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Sam Robles/CBF