A definição dos finalistas da Copa do Brasil acontece neste domingo (14), com duas partidas decisivas envolvendo grandes rivais nacionais. Em São Paulo, Corinthians e Cruzeiro se enfrentam na Neo Química Arena, enquanto no Rio de Janeiro, Fluminense e Vasco disputam a outra vaga no Maracanã.
No clássico carioca, o duelo entre Fluminense e Vasco será o responsável por apontar o segundo finalista da competição. A bola rola às 20h30, no Maracanã, e o Cruzmaltino chega embalado após vencer o jogo de ida por 2 a 1, na última quinta-feira (11).
Mesmo em vantagem, o técnico Fernando Diniz adotou um discurso cauteloso após o primeiro confronto. “Terminou apenas o primeiro tempo. São 180 minutos e temos que ficar focados, procurar corrigir o que erramos hoje e enfrentar o jogo de domingo com a máxima seriedade e respeitar o nosso adversário”, afirmou.
Do lado tricolor, o comandante Luis Zubeldía reforçou a necessidade de atenção máxima no mata-mata. “Quem acredita que jogos de Copa são apenas 90 minutos está errado. Apenas se vencer por 3 a 0 ou 4 a 0 […].
Temos que corrigir ações pontuais, como transições, um contra um. É ajustar para os próximos 90 minutos para dar a volta no mata-mata”, declarou o treinador argentino.
Para o confronto decisivo, o Fluminense terá um reforço importante: o atacante uruguaio Agustín Canobbio, que retorna após cumprir suspensão por acúmulo de cartões amarelos e não atuou na partida de ida.
Mais cedo, às 18h, o primeiro finalista será conhecido em Itaquera. O Corinthians recebe o Cruzeiro com a vantagem de ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, fora de casa. Com isso, o Timão garante vaga na final com um simples empate.
Já a equipe mineira precisa vencer por dois gols de diferença para avançar diretamente no tempo normal. Caso triunfe por apenas um gol, a decisão será levada para os pênaltis.
Apesar do cenário favorável e do apoio da torcida, o técnico corintiano Dorival Júnior pregou equilíbrio e concentração. “O jogo do final de semana será ainda mais pesado, muito mais forte, com as equipes ainda mais concentradas, e o resultado está todo ele em aberto. Temos uma pequena vantagem, muito importante, construída dentro da casa do Cruzeiro”, disse o treinador em entrevista coletiva.
O Corinthians ainda monitora a situação do atacante Yuri Alberto, que sentiu um incômodo na perna esquerda na última quarta-feira (10) e é dúvida para a partida. O Cruzeiro, por sua vez, já tem duas ausências confirmadas: o zagueiro Lucas Villalba, lesionado no tornozelo esquerdo, e o volante Lucas Romero, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos.
Precisando de gols, a equipe mineira pode contar com o retorno do atacante Wanderson, recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda. “Com certeza, [o Wanderson] tem a opção de treinar, mas é um jogador que está fora há algum tempo. O condicionamento dele, se for para dez ou 15 minutos, ajudará principalmente em termos defensivos”, avaliou o técnico português.
Com cenários distintos, mas igualmente decisivos, os confrontos deste domingo prometem fortes emoções e definirão os dois times que disputarão o título da Copa do Brasil.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Divulgação / CBF






