O encerramento da Data Fifa nesta terça-feira (14) promete agitar as classificatórias para a Copa do Mundo de 2026. No mínimo, cinco seleções devem carimbar seus passaportes rumo ao torneio, sendo três delas da África e duas da Ásia. Na Europa, há também a possibilidade de Portugal e Inglaterra garantirem a vaga de forma antecipada.
Europa pode ter primeiros classificados
A UEFA ainda está na metade do processo das Eliminatórias, mas já existem chances reais de definição em dois grupos. Portugal, no Grupo F, e Inglaterra, no Grupo K, podem selar a classificação nesta rodada.
Líder com nove pontos em três jogos, a seleção portuguesa precisa vencer a Hungria, segunda colocada com quatro, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. Para garantir a classificação, precisa vencer e torcer para que a Armênia não ganhe da lanterna Irlanda fora de casa.
Já a Inglaterra entra em campo com uma situação confortável. Com cinco vitórias em cinco jogos e 15 pontos, basta vencer a Letônia, fora de casa, para garantir a vaga. A vice-líder Albânia, com 11 pontos, já fez seis partidas e não joga nesta rodada. A vitória inglesa impediria que os albaneses ou a terceira colocada Sérvia, com sete pontos, alcancem os ingleses na tabela.
Disputa acirrada na África
No continente africano, seis das nove vagas diretas já têm donos: Cabo Verde, grande surpresa desta edição, se junta a Gana, Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia. A última rodada das Eliminatórias definirá os classificados dos Grupos B, C e F, além das quatro melhores vice-líderes que disputarão uma repescagem continental. O vencedor desse torneio garantirá vaga na repescagem mundial da Fifa.
No Grupo B, o Senegal lidera com 21 pontos e depende apenas de uma vitória em casa contra a Mauritânia para assegurar presença em sua quarta Copa. Também pode garantir a vaga com empate ou derrota, desde que a República Democrática do Congo, com 19 pontos, não vença o Sudão. O Congo, que disputou o Mundial apenas em 1974, ainda como Zaire, tenta voltar à competição após 50 anos.
O Grupo C é o mais imprevisível. Benin lidera com 17 pontos e visita a Nigéria, terceira colocada com 14. Uma vitória nigeriana por 1 a 0 deixaria as duas seleções com a mesma pontuação, mesmo saldo (quatro gols) e número de gols marcados (12). A África do Sul, com 15 pontos, joga em casa contra Ruanda e ainda tem chances, desde que Benin não vença.
Já no Grupo F, a Costa do Marfim, com 23 pontos, enfrenta o Quênia, já sem chances. O Gabão, com 22, encara o Burundi em casa e ainda sonha com a vaga direta.
Definições finais na Ásia
Seis seleções asiáticas já estão classificadas: Irã, Coreia do Sul, Japão, Austrália, e as estreantes Uzbequistão e Jordânia. Agora, os últimos confrontos da quarta fase definirão as duas vagas restantes. Os vice-líderes dos grupos se enfrentarão posteriormente pela repescagem continental, com chance de ainda alcançar a Copa via repescagem mundial.
No Grupo A, a seleção dos Emirados Árabes Unidos, com três pontos, visita o Catar com a vantagem do empate para se classificar. O Catar, anfitrião da Copa de 2022, tem apenas um ponto e precisa vencer para seguir sonhando com mais um Mundial. Omã, também com um ponto, ainda pode brigar pela repescagem se o Catar perder.
No Grupo B, Arábia Saudita e Iraque se enfrentam diretamente por uma vaga. Os sauditas levam vantagem no saldo de gols e, por isso, só precisam do empate no confronto em Jedá. A Indonésia, que perdeu seus dois jogos anteriores, está eliminada.
Confira as seleções já classificadas até o momento:
-
Concacaf (6 vagas): Canadá, Estados Unidos e México (anfitriões)
-
CAF – África (9 vagas): Cabo Verde (estreante), Gana, Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia
-
AFC – Ásia (8 vagas): Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão (estreante), Jordânia (estreante) e Austrália
-
Conmebol (6 vagas): Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai
-
OFC – Oceania (1 vaga): Nova Zelândia
-
UEFA (16 vagas): Nenhuma definida ainda
A Copa do Mundo de 2026 será histórica: A primeira com 48 seleções e cinco fases eliminatórias. O torneio será sediado conjuntamente por Canadá, Estados Unidos e México. A abertura está marcada para 11 de junho, e a final será disputada em 19 de julho.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Reprodução / Conmebol