Três anos após o desabamento que interrompeu o tráfego na BR-319, a nova ponte sobre o Rio Curuçá, localizada no km 23 da rodovia, está prevista para ser concluída até setembro deste ano. O colapso da estrutura anterior, em 28 de setembro de 2022, causou a morte de cinco pessoas e deixou mais de dez feridos.
A informação foi confirmada neste domingo (18/5) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), durante uma vistoria técnica que contou com a presença de parlamentares, prefeitos e representantes da iniciativa privada.
Com 75% das obras já executadas, a nova ponte representa um passo significativo na recuperação da rodovia que liga Manaus a Porto Velho. A estrutura contará com 150 metros de comprimento e 13 metros de largura, sendo mais robusta que a anterior.
Desde o acidente, uma ponte provisória tem sido utilizada para manter o tráfego na região, mas os transtornos persistem. A situação se agravou com a queda de outra ponte no km 25 e com a forte seca de 2024, que dificultou o uso de balsas para travessia de veículos e transporte de mercadorias.
Além disso, a BR-319 ainda enfrenta sérios desafios em um trecho de 400 quilômetros sem pavimentação. A logística de manutenção e recuperação da rodovia é dificultada pela escassez de insumos e pela distância em relação aos centros de fornecimento de materiais como pedra e brita.
Além da ponte sobre o Rio Curuçá, está em reconstrução a ponte sobre o Rio Autaz Mirim, com entrega prevista entre outubro e novembro deste ano. Juntas, essas obras somam um investimento de R$ 50 milhões. Um terceiro trecho, sobre o Igapó Açú, está em processo de licitação, com início das obras previsto ainda para 2025.