Em Manaus, emissão de novos alvarás de construção cresce 182% em agosto

Setor da construção mantém ritmo de expansão e contribui para geração de empregos e movimentação econômica na capital

O número de novos alvarás de construção emitidos em Manaus registrou aumento de 182% em agosto de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. De acordo com dados do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), foram 119,5 mil metros quadrados licenciados no período, contra 42,4 mil metros quadrados em agosto de 2024.

No acumulado de janeiro a agosto de 2025, o total licenciado chega a quase 600 mil metros quadrados. Desde o início da atual gestão municipal, em janeiro de 2021, o volume totaliza mais de 5,6 milhões de metros quadrados.


Crescimento e formalização

Entre janeiro e agosto, foram emitidas 506 certidões de alvarás, o que representa alta de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram liberados 484 documentos. No total, já são 4.083 alvarás expedidos desde 2021.

O desempenho positivo reflete o avanço do setor da construção civil, considerado um dos pilares da economia local por movimentar cadeias produtivas e gerar empregos diretos e indiretos.

De acordo com o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho, o Brasil criou 17.328 novos postos formais no setor da construção em agosto de 2025, alcançando o oitavo mês consecutivo de crescimento. O país registra atualmente 3,05 milhões de trabalhadores com carteira assinada na área.


Impacto em Manaus

Em Manaus, o setor também mantém saldo positivo. Foram 2.046 admissões e 384 vagas criadas apenas em agosto. No acumulado do ano, o total chega a 24 mil admissões, com saldo de 1.932 postos de trabalho.

O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destacou que o resultado reflete a vitalidade da construção civil na cidade.

A construção continua gerando empregos formais e impulsionando a economia. Desde 2021, já ultrapassamos 5,6 milhões de metros quadrados licenciados, o que representa mais obras, mais negócios e mais oportunidades para Manaus”, afirmou.


Indicadores de expansão

O crescimento do licenciamento imobiliário reforça o aquecimento do mercado da construção civil e aponta para maior confiança dos investidores no setor. Além do impacto direto na geração de emprego e renda, o avanço dos novos projetos estimula o setor imobiliário, comércio e serviços associados à cadeia da construção.

Com informações Assessorias de Comunicação

Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *