Enem 2025: escolas estaduais intensificam preparação para provas em reta final no Amazonas
Mais de 42 mil alunos do 3º ano do Ensino Médio devem participar do exame nos dias 9 e 16 de novembro; atividades incluem aulões, simulados e materiais pedagógicos
Faltando menos de um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, estudantes da rede estadual já se mobilizam para a reta final de preparação. O exame, considerado uma das principais formas de acesso ao ensino superior, será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro.
Dados do Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, apontam que mais de 42 mil alunos finalistas do Ensino Médio do Amazonas estão inscritos para participar das provas. Em todo o estado, mais de 110 mil pessoas confirmaram inscrição, número que inclui estudantes de escolas particulares, da rede federal e candidatos que já concluíram os estudos.
Ao todo, 225 escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar serão utilizadas como locais de prova, tanto na capital quanto no interior.
A secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, ressaltou o conjunto de ações adotadas para incentivar e apoiar os alunos durante todo o processo.
“Nas diferentes etapas que antecedem o exame, a rede estadual atua de modo a incentivar a participação dos alunos finalistas do Ensino Médio. E esse apoio vai desde o momento para a solicitação do pedido de isenção da taxa de inscrição, aos mutirões realizados pela escola para inscrição, além das atividades pedagógicas voltadas às provas, incluindo a realização de aulões e simulados”, afirmou.
Fotos: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Educação e Arquivo Escolas
Preparação intensificada
As escolas ampliaram a oferta de atividades pedagógicas voltadas ao preparatório do Enem. O projeto “Conquistar”, desenvolvido pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), segue como uma das principais estratégias complementares de aprendizagem.
Na Escola Estadual Ruy Alencar, na capital, os aulões estão sendo realizados aos sábados, com foco em duas disciplinas por encontro. Segundo a professora de Sociologia, Rila Arruda, a adesão tem sido motivada pelo interesse dos alunos em alcançar bons resultados.
“A presença não é obrigatória, então percebemos que vêm aqueles que realmente estão interessados em ter um bom resultado nas provas”, destacou.
O estudante Diogo Gomes, da 3ª série, avaliou positivamente o reforço escolar e disse que o preparatório ajuda quem não pode investir em cursos particulares. Já a aluna Maria Júlia Gadelha demonstrou confiança no desempenho da turma.
“Eu espero que todos àqueles que estão vindo assistir às aulas consigam se sair bem nos vestibulares”, afirmou.
Interior também se mobiliza
Em Tabatinga, a Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar desenvolve o projeto “Acelera Enem e Vestibular”, com aulas direcionadas à disciplina de Biologia, trabalhadas em formato dinâmico para reforço dos conteúdos.
No município de Maués, professores atuam no projeto “Aquecimento Enem”, com reforço de conteúdos em sala de aula e foco especial na produção textual. Aulões aos finais de semana também fazem parte da rotina de preparação.
Sobre o Enem
O Enem é utilizado como porta de entrada para o ensino superior por meio de programas como:
Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Programa Universidade para Todos (Prouni)
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
Instituições públicas e privadas também selecionam estudantes com base nas notas do exame, integral ou parcialmente. Os resultados ainda podem ser aproveitados por universidades portuguesas que possuem acordo com o Inep.
Com informações da Seduc-AM
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus