Os principais estádios de Manaus estarão disponíveis para os clubes do Amazonas ao longo da temporada 2026. A Arena da Amazônia, o Carlos Zamith e o Ismael Benigno (Colina) receberão partidas do futebol masculino e feminino em competições estaduais, regionais e nacionais.
A programação inclui jogos do Campeonato Amazonense, Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Brasileiro, além das competições do calendário do futebol feminino.
A estrutura esportiva é administrada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), que informou que os equipamentos serão utilizados como apoio direto aos clubes do estado ao longo da temporada.
O secretário de Estado do Desporto e Lazer, Diego Américo, afirmou que a política é garantir condições para a realização das competições. “Nosso papel é garantir que os clubes tenham espaços adequados para competir, treinar e se organizar ao longo da temporada. Nossos estádios são patrimônios do povo amazonense e estarão preparados para receber os jogos dos nossos clubes”, disse.
Campeonato Amazonense
A temporada começa com o Campeonato Amazonense de 2026, que terá oito clubes: Amazonas, Nacional-AM, Manaus, Manauara, Parintins, Princesa do Solimões, São Raimundo-AM e Itacoatiara. A abertura está marcada para 10 de janeiro, com o jogo entre Amazonas e São Raimundo, na Arena da Amazônia.
Competições nacionais e regionais
Em 2026, o estado terá quatro representantes na Copa do Brasil pela primeira vez: Amazonas, Nacional-AM, Manaus e Manauara. A competição começa em 18 de fevereiro.
Na Copa Verde, Amazonas e Nacional-AM representarão o estado. A competição passa por reformulação e terá início em formato regional, pela Copa Norte.
No Campeonato Brasileiro da Série D, disputarão Nacional-AM, Manaus e Manauara. O Amazonas será o representante do estado na Série C.
Futebol feminino
A estrutura também será usada nas competições femininas. Na Série A2 do Campeonato Brasileiro Feminino, o estado será representado por Instituto 3B e Itacoatiara. O Penarol-AM disputará a Série A3.
Com informações da Assessoria de Comunicação*
Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus






