Fies 2026: inscrições para o 1º semestre vão até sexta-feira e oferecem mais de 67 mil vagas

Prazo gratuito termina em 6 de fevereiro; estudantes podem escolher até três cursos no Portal de Acesso Único

Estudantes interessados em ingressar no ensino superior com financiamento podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2026 para o primeiro semestre até esta sexta-feira (6), informou o Ministério da Educação (MEC). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Nesta edição, o processo seletivo oferta 67.301 vagas distribuídas em 1.421 instituições de ensino superior privadas, em 19.834 cursos e turnos diferentes. Ao todo, o total de vagas do Fies em 2026 chegará a 112.168 oportunidades, considerando os processos do primeiro e segundo semestres.

Os candidatos podem se inscrever em até três opções de curso e alterar suas escolhas até o final do prazo. Para participar, é necessário que o estudante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com média aritmética igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e que não tenha zerado a prova de redação. Além disso, a renda bruta familiar mensal não pode ultrapassar três salários mínimos por pessoa.

A classificação no processo seletivo é feita com base nas notas do Enem, obedecendo a ordem decrescente por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência, conforme regras estabelecidas no Edital nº 3/2026.

O resultado da pré-seleção na chamada única está previsto para ser divulgado no dia 19 de fevereiro, e os estudantes aprovados deverão complementar e validar suas informações entre 20 e 24 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada única serão automaticamente incluídos na lista de espera, que segue até 10 de abril.

O Fies é um programa federal importante para ampliar o acesso ao ensino superior, especialmente para estudantes com renda familiar limitada, oferecendo condições de financiamento para instituições privadas que aderirem ao programa.


Com informações Agência Brasil

Foto Tomaz Silva/ Agência Brasil

Por Tatiana Sobreira, da redação da Jovem Pan News Manaus