Entre janeiro e novembro de 2025, a fiscalização de postura em Manaus registrou crescimento de 41%, com 1.817 notificações realizadas pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), frente a 1.288 ocorrências no mesmo período do ano passado. O aumento evidencia o reforço nas ações da Divisão de Controle (Dicon) e das gerências de fiscalização de postura e de obras no município.
Na Gerência de Fiscalização de Postura (GFP), os números também cresceram: infrações registraram alta de 69% (147 ocorrências) e interdições aumentaram 50% (quatro este ano). Além disso, foram contabilizadas 13 demolições administrativas e 15 embargos.
Já na Gerência de Fiscalização de Obras (GFO), os aumentos foram observados em embargos (10,7%, totalizando 393), interdições (15,2%, com 144 registros) e demolições administrativas, que dobraram para quatro ocorrências. A GFO realizou ainda 2.782 notificações ao longo do período.
Como funciona a fiscalização
As fiscalizações são feitas pelas gerências da Dicon, com base em denúncias de cidadãos, demandas de órgãos municipais e estaduais, além do acompanhamento diário da equipe de fiscais nas ruas.
O diretor de Planejamento do Implurb, Pedro Paulo Cordeiro, destacou a importância da colaboração da população:
“Cada cidadão é parte fundamental na construção de uma cidade mais humana e organizada. Ao respeitar os espaços públicos, contribuímos para a mobilidade, a convivência e a beleza de Manaus. A urbanidade se faz no dia a dia, com consciência e colaboração.”
Denúncias de obras irregulares podem ser feitas pelo Disque Denúncia do Implurb:
-
Telefone: 3673-9305 (segunda a sexta, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos)
-
Telefone: 161 (segunda a sexta, das 8h às 14h)
Com o aumento das fiscalizações, a Prefeitura reforça o compromisso com a organização urbana e a segurança dos espaços públicos, garantindo mais ordem e qualidade de vida para os moradores de Manaus.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






