Fiscalização urbana avança em Manaus e supera 400 notificações no início de 2026

Ações contra obras irregulares e infrações de postura crescem e reforçam o controle do uso do espaço urbano

Manaus registrou aumento nas ações de fiscalização urbana em janeiro de 2026. No período, foram realizadas 269 ações relacionadas a obras irregulares, crescimento de 4% em comparação com janeiro do ano passado. O levantamento é do Instituto Municipal de Planejamento Urbano, responsável pelo ordenamento e controle urbano da capital.

Além das fiscalizações de obras, foram contabilizadas 148 notificações por infrações de postura, como ocupação irregular de espaços públicos e descumprimento de normas urbanísticas, alta de 1% em relação a 2025. As ações são realizadas a partir de denúncias da população, solicitações de outros órgãos e da rotina diária das equipes de fiscais nas ruas.

Segundo o diretor de Planejamento do Implurb, Pedro Paulo Cordeiro, o trabalho de fiscalização tem impacto direto na organização da cidade.

“Cuidar da cidade é uma responsabilidade compartilhada entre todos. Quando cada cidadão respeita o uso dos espaços públicos, ajudamos a garantir mobilidade, organização e qualidade de vida para todos”, afirmou.

O balanço da atual gestão municipal aponta que, entre janeiro de 2021 e janeiro de 2026, mais de 23 mil ações fiscais foram realizadas em Manaus, sendo 14.499 relacionadas a obras e 8.635 a infrações de postura. O Implurb reforça que denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia, nos números (92) 3673-9305 ou 161, além do e-mail disquedenuncia.implurb@manaus.am.gov.br.

 

Com Informações do Instituto Municipal de Planejamento Urbano

Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus