A conquista do tetracampeonato da Libertadores no último sábado (29) não só ampliou o domínio continental do Flamengo como também garantiu ao clube duas participações importantes no cenário internacional: a Copa Intercontinental de 2024 e o Mundial de Clubes de 2029, ambos sob organização da Fifa.
Enquanto o Mundial de 2029 ainda não tem sede definida, parte das vagas já está ocupada. A América do Sul contará com seis representantes, incluindo os campeões da Libertadores entre 2025 e 2028 — o que coloca o Flamengo automaticamente no torneio. O Rubro-Negro, que disputou a edição deste ano nos Estados Unidos e foi eliminado pelo Bayern de Munique nas oitavas, terá nova chance no megaproyecto da Fifa. Além dos brasileiros, já estão assegurados Al-Ahli, Cruz Azul, Pyramids e PSG.
No calendário atual da Fifa, a Copa Intercontinental ocupa o espaço anteriormente destinado ao antigo Mundial, que reunia sete clubes e tinha sul-americanos e europeus entrando apenas nas semifinais. O formato mudou: desde o ano passado, seis confederações enviam um representante cada.
A edição deste ano da Intercontinental começou em setembro, com o duelo entre os campeões africano e da Oceania: Pyramids (Egito) e Auckland City (Nova Zelândia). Com vitória por 3 a 0, os egípcios avançaram para enfrentar o Al Ahli, da Arábia Saudita, na Copa África-Ásia-Oceania. Novamente, o Pyramids se impôs, venceu por 3 a 1 e conquistou o direito de disputar a Copa Challenger.
É justamente na Copa Challenger que entra o Flamengo, que encara o Cruz Azul no chamado Dérbi das Américas, em Doha. O confronto está marcado para 10 de dezembro, às 14h (horário de Brasília). A data, contudo, interfere no calendário nacional, já que a última rodada do Brasileirão acontece três dias antes, no dia 7.
Quem vencer o duelo enfrenta o Pyramids no mesmo estádio, no dia 13 de dezembro, também às 14h. O campeão da Copa Challenger avança à final da Copa Intercontinental, onde encara o Paris Saint-Germain, atual vencedor da Liga dos Campeões da Europa. A decisão está agendada para 17 de dezembro, novamente em Doha.
Em 2024, o Botafogo representou o Brasil e a América do Sul na Intercontinental. O clube foi superado pelo Pachuca por 3 a 0 no Dérbi das Américas, e o título acabou nas mãos do Real Madrid, que bateu os mexicanos pelo mesmo placar.
Com informações da Agência Amazonas*
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Reprodução / getty Images






