Cursos profissionalizantes são promovidos durante a 47 Expoagro no Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), promove durante a 47ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) a realização de 55 cursos profissionalizantes voltados ao setor primário. As capacitações, que serão gratuitas e abertas ao público, têm o objetivo de fortalecer o conhecimento técnico de produtores rurais e estimular a qualificação no interior do estado, ampliando as oportunidades no campo.

De acordo com o secretário de Produção Rural, Daniel Borges, a iniciativa representa uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento do setor primário na zona rural e em municípios do Amazonas. “Esses cursos são uma chance de qualificação para quem busca aprimorar técnicas e melhorar a produtividade no campo, contribuindo para o crescimento sustentável da nossa agricultura e pecuária”, destacou. As capacitações acontecerão das 8h às 16h, de 29 de setembro a 3 de outubro, no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, localizado na BR-174, quilômetro 2, rodovia que liga Manaus a Boa Vista (RR).

O Departamento Pedagógico da Sepror coordenará as atividades, com o apoio de parceiros como o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

A programação contempla uma ampla variedade de temas, distribuídos em duas salas de aulas:

Segunda-feira (29/09)
Sala 1: Cadastro Ambiental Rural (CAR), Manejo e Conservação de Fauna Silvestre, Rotação de Culturas, Recuperação de Áreas Degradadas, Biossegurança em Granjas de Suínos, Boas Práticas de Fabricação de Derivados de Leite.
Sala 2: Tecnologias em Inspeção de Alimentos, Riscos microbiológicos e químicos, Mosca-da-Carambola, Gestão Estratégica, Serviços Ambientais na Amazônia.

Terça-feira (30/09)
Sala 1: Reunião conjunta do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Conselho de Agroecologia, Manejo e Comercialização do Cupuaçu, Boas Práticas de Manejo de Bezerros, Licenciamento e Transporte de Peixes.
Sala 2: Boas Práticas no Uso de Agrotóxico, Inovação em Produtos de Origem Animal, Bioeconomia e Sustentabilidade em Pescadores, Piscicultura, Caminho para o Desenvolvimento Sustentável, Produção e Comercialização na Suinocultura.

Quarta-feira (01/10)
Sala 1: Roda de Conversa – Mulheres Transformando o Agronegócio, Iniciação à Pesca Esportiva, Boas Práticas Agropecuárias, Produção de Cafés Especiais, Boas Práticas na Produção de Hortaliças, Sistema de Pastejo Rotacionado.
Sala 2: Agricultura Familiar e Conservação de Frutos Regionais, Logística e Receituário Agronômico, Condições Ideais de Cultivo e Estocagem, Boas Práticas no Cultivo da Melancia.

Quinta-feira (02/10)
Sala 1: Associativismo e Juventude Rural, Uso Inteligente da Reserva Legal, Manejo Sanitário na Aquicultura, Alevinagem na Piscicultura, Manejo do Pirarucu em Áreas Protegidas, Diferença entre Associativismo e Cooperativismo.
Sala 2: Iniciando na Piscicultura, Produção e Comercialização na Suinocultura, Práticas em AGO/AGE, Monilíase do Cacaueiro e Cupuaçuzeiro, Vassoura de Bruxa da Mandioca, Ordenamento Pesqueiro.

Sexta-feira (03/10)
Sala 1: Benefícios do Mel e Derivados, Jornada do Peixe Salgado com Sustentabilidade, Da Granja à Mesa – Fatores para Obter Ovo de Qualidade, Energia Solar no Amazonas, Utilização da Biomassa na Conservação de Áreas de Baixa Fertilidade.
Sala 2: Cadastro de Aquicultura, Controle da Raiva – Papel do Médico Veterinário na Saúde Única, Conceito de Associativismo Rural, Comercialização e Processamento do Pescado, Manejo Sustentável do Pirarucu, Implantação de Culturas Agrícolas de Ciclo Anual em Várzea e Terra Firme.

*Com informações da Assessoria

Da Redação da JP News Manaus, Camila Dantas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *