Irã anuncia ataque a bases dos EUA após ofensiva americana no Estreito de Ormuz

Ataque seria o primeiro confronto direto entre os dois países desde a assinatura do acordo de paz inicial em 17 de junho

 

 

O governo do Irã informou nesta sexta-feira (26) que realizou ataques contra alvos militares dos Estados Unidos no Oriente Médio. Segundo as autoridades iranianas, a ofensiva foi uma resposta à ação militar americana na região do Estreito de Ormuz, ocorrida poucas horas antes.

A Guarda Revolucionária afirmou ter conduzido os bombardeios, marcando o primeiro confronto direto entre os dois países desde a assinatura, em 17 de junho, de um acordo de paz inicial destinado a encerrar a guerra iniciada no fim de fevereiro.

De acordo com o entendimento firmado entre Washington e Teerã, o Estreito de Ormuz seria reaberto e um período de 60 dias seria destinado às negociações sobre outros temas considerados estratégicos, entre eles o programa nuclear iraniano.

Os Estados Unidos justificaram os bombardeios realizados anteriormente alegando que o Irã teria descumprido o acordo de cessar-fogo firmado entre os dois governos.

Mais cedo, o presidente da Comissão de Segurança Nacional do Parlamento iraniano criticou duramente a postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que ele não demonstrou “qualquer compromisso com os princípios da negociação ou do cessar-fogo”.

Na mesma declaração, o parlamentar afirmou que a “violação imprudente do cessar-fogo” pelos EUA fará com que Washington “recue e se arrependa”.

Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre eventuais danos a instalações militares americanas na região.

A Casa Branca também não havia se manifestado sobre as declarações do governo iraniano.

 

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Getty Images