João Fonseca vence Shapovalov de virada e segue embalado no Masters 1000 de Paris

Menos de 48 horas após conquistar o título mais importante da carreira, João Fonseca voltou às quadras com mais uma grande atuação. O brasileiro de 19 anos superou o canadense Denis Shapovalov, número 24 do mundo, de virada, e garantiu vaga na segunda rodada do Masters 1000 de Paris nesta terça-feira (28).

O triunfo veio com parciais de 5/7, 6/4 e 6/3, resultado que ampliou a sequência positiva do jovem tenista — agora com seis vitórias consecutivas. A conquista chega logo após o título do ATP 500 da Basileia, o maior de um brasileiro em simples desde Gustavo Kuerten, em 2001.

Reencontro e nova vitória sobre o canadense

Foi o segundo confronto entre os dois em menos de uma semana. Na última sexta-feira, Fonseca já havia vencido Shapovalov nas quartas de final da Basileia, quando o canadense abandonou a partida por lesão no joelho direito. Desta vez, o rival até começou com uma proteção no local, mas a retirou após o quinto game do primeiro set. Mesmo completando o duelo desta terça, o canadense não conseguiu a revanche, e o brasileiro ampliou a vantagem no histórico para 2 a 0.

Ascensão no ranking mundial

Com a vitória desta terça, João vai somando 50 pontos em Paris. Número 28 do mundo antes do torneio, Fonseca já aparece provisoriamente na 24ª colocação do ranking da ATP, ultrapassando Tallon Griekspoor (Holanda), Luciano Darderi (Itália), Stefanos Tsitsipas (Grécia) e Ugo Humbert (França) — todos já eliminados da competição.

A escalada confirma a excelente fase do jovem carioca, que encerra o mês em ritmo histórico, somando conquistas e vitórias contra tenistas experientes do circuito.

Próximo desafio em Paris

Na sequência do torneio francês, Fonseca enfrentará o russo Karen Khachanov, atual número 14 do mundo e 10º cabeça de chave do Masters 1000 de Paris. Este será o primeiro duelo entre os dois na carreira. A partida está programada para fechar a rodada de quarta-feira, por volta das 16h10 (horário de Brasília), na quadra central.

 

 

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *