Lula chega à África do Sul para participar da Cúpula do G20

Presidente cumpre agenda na cúpula e segue depois para Moçambique
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a chegada a Joanesburgo. Aeroporto Internacional O.R. Tambo – Joanesburgo (África do Sul)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta sexta-feira (21), em Joanesburgo, na África do Sul, para participar da Cúpula de Líderes do G20. Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que o lema do grupo para 2025 — Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade — está alinhado aos temas de interesse do Brasil e dos países do Sul Global.

O Brasil participa desta edição integrando a “troika”, formada pela presidência atual, a anterior e a próxima do G20, junto à África do Sul e aos Estados Unidos. A presidência sul-africana definiu quatro prioridades para as discussões: resposta a desastres, sustentabilidade da dívida pública de países de baixa renda, financiamento da transição energética e minerais críticos como vetores de desenvolvimento.

A cúpula terá três sessões temáticas e produzirá uma declaração conjunta sobre diretrizes na extração e beneficiamento de minerais estratégicos e terras raras. Também estão previstos atos como a declaração dos ministros de Finanças sobre sustentabilidade da dívida e relatório sobre o funcionamento do G20.

A presidência sul-africana marca o fim do primeiro ciclo completo de rodízio entre os membros e manteve iniciativas de reuniões inclusivas para países não integrantes do grupo.

No sábado (22), os líderes debatem crescimento econômico, financiamento ao desenvolvimento, comércio e dívidas públicas. À tarde, ocorre sessão sobre clima, redução de riscos, segurança alimentar e transição energética. No domingo (23), os debates tratam de minerais críticos, trabalho e inteligência artificial.

Antes das sonoras, o contexto reforça que Lula terá reuniões bilaterais durante o evento e agenda no Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas). Sobre essas agendas, Lula destacou que os encontros reforçam a coordenação entre países do Sul Global.

Visita a Moçambique

Na segunda-feira (24), Lula viaja a Maputo, capital de Moçambique, para visita de trabalho no marco dos 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países. O país africano é o principal beneficiário da cooperação brasileira na região via Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com projetos nas áreas de saúde, agricultura, educação, formação profissional e outras frentes.

Durante a visita, serão discutidas cooperações em agricultura, empreendedorismo, saúde, educação e combate ao crime organizado. Há expectativa de ampliar comércio e investimentos, com fórum empresarial reunindo 150 a 200 empresários dos dois países, com painéis sobre agronegócio, indústria, inovação e saúde.

Em Maputo, Lula se reúne com o presidente Daniel Chapo e deve participar da assinatura de acordo entre academias diplomáticas. Segundo o governo, Lula disse que a visita busca fortalecer a cooperação bilateral.

Lula também participa do encerramento do fórum empresarial e deve receber o título de doutor honoris causa da Universidade Pedagógica de Maputo. O retorno ao Brasil está previsto para segunda-feira.


Com informações da Agência Brasil*

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus