O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a aliados, nesta terça-feira (13), que o advogado-geral da Petrobras, Wellington Cesar Lima e Silva, será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. A nomeação deve ser oficializada nos próximos dias por meio do Diário Oficial da União.
Wellington vai substituir Ricardo Lewandowski, que deixou o governo na sexta-feira (9) após quase dois anos à frente da pasta, alegando motivos pessoais e familiares. Com a mudança, o Ministério da Justiça passa a ter o terceiro titular desde o início do atual mandato.
Antes de Lewandowski, a pasta foi comandada por Flávio Dino, entre janeiro de 2023 e fevereiro de 2024, período marcado por debates sobre segurança pública, enfrentamento ao crime organizado e relação institucional com os estados.
A nova troca amplia a reformulação no primeiro escalão do governo federal. Com a indicação de Wellington Cesar Lima e Silva, a gestão Lula chega a 15 mudanças ministeriais desde o início do mandato, em janeiro de 2023.
A expectativa no Palácio do Planalto é de que novas alterações ocorram ao longo dos próximos meses, impulsionadas pelo calendário eleitoral de 2026 e por ajustes políticos dentro da base governista.
Com Informações do Metrópoles
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






