O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou nesta sexta-feira (9) Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para assumir a pasta de forma interina. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União.
Ele substituirá temporariamente Ricardo Lewandowski, que entregou pedido de demissão na quinta-feira (8), alegando questões pessoais e familiares. Lewandowski estava à frente do ministério desde fevereiro de 2024 e destacou em carta ao presidente que exerceu suas funções “com zelo e dignidade, exigindo de mim e de meus colaboradores o melhor desempenho possível em prol de nossos administrados”.
Experiência e trajetória de Almeida Neto
O novo ministro interino tem longa experiência na administração pública e no meio jurídico. Ele já foi secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, em 2014, teve sua nomeação aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para ocupar o mesmo cargo.
Além disso, Almeida Neto atuou por oito anos como diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e possui sólida formação acadêmica, com doutorado e pós-doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), além de experiência como professor na área.
A transição marca um momento de continuidade no ministério, enquanto o governo define os próximos passos para a pasta da Justiça e Segurança Pública.
Com informações da Agência Brasil
Fotos: Wilson Dias/Agência Brasil
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






