A comunidade indígena Ticuna, em Belém do Solimões (AM), está recebendo apoio para concluir a agroindústria da Associação das Mulheres Indígenas Ticuna (Mapana), voltada à produção de açaí em pó. A iniciativa, que envolve cerca de 200 mulheres da etnia, é resultado de parceria entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e prevê a implantação de tecnologia para tratamento de água potável e capacitação técnica para operação dos equipamentos.
Atualmente, as integrantes da Mapana cultivam alimentos tradicionais como açaí, mandioca, taperebá, camu camu, banana e cará, produtos que já abastecem a merenda escolar em Tabatinga (AM). Com apoio anterior, a associação adquiriu embarcações e refrigeradores que ampliaram a capacidade de transporte e conservação da produção. O novo investimento deve assegurar maior autonomia às produtoras e expandir a geração de renda.
Além da tecnologia de osmose reversa para garantir água potável, o projeto também prevê a elaboração de um plano de negócios e treinamento das mulheres indígenas para o uso dos maquinários. O Banco de Desenvolvimento FONPLATA sinalizou aporte de aproximadamente R$ 100 mil para instalação do sistema de purificação e poderá ampliar o apoio financeiro. A medida fortalece a bioeconomia amazônica ao associar inclusão produtiva, segurança hídrica e desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais.
*Com informações do Governo Federal,
Da Redação da JP News Manaus, Camilla Dantas