O comércio varejista brasileiro deve registrar uma das maiores movimentações do ano no período natalino. De acordo com pesquisa de intenção de compras realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, as vendas de Natal em 2025 devem movimentar R$ 84,9 bilhões na economia. O levantamento indica que 76% dos consumidores pretendem presentear alguém, o que representa cerca de 124,3 milhões de brasileiros indo às lojas e plataformas digitais.
Entre os segmentos mais procurados, o de eletrônicos deve liderar a corrida de fim de ano. O comunicador da Info Store, Erikson Inomata, afirma que a tendência foi antecipada pelo desempenho da Black Friday.
“Tivemos o maior volume de vendas desde 2023. A procura por eletrônicos aumentou de forma consistente, e isso mostra que o consumidor está priorizando itens de tecnologia. Para o Natal, nossa expectativa é de que os celulares liderem as vendas, seguidos por tablets e videogames”, explica.
O otimismo também se reflete nos resultados do Polo Industrial de Manaus (PIM), que em outubro marcou o maior faturamento mensal de 2025, alcançando R$ 21,46 bilhões. Os segmentos de Bens de Informática (20,82%) e Eletroeletrônicos (17,09%) estiveram entre os destaques.
“A demanda por produtos de tecnologia deve permanecer elevada neste Natal e Ano Novo, quando tradicionalmente o comércio registra forte volume de vendas. O consumidor busca lançamentos e produtos de ponta nesse período”, acrescenta Inomata.
Com Informações da Três Comunicação e Marketing
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






