Norris pode assegurar título da Fórmula no GP do Catar; entenda os cenários

A Fórmula 1 chega ao GP do Catar, penúltima etapa da temporada 2025, com a disputa pelo título ainda completamente aberta. Lando Norris lidera a classificação com 390 pontos e tem a chance de conquistar seu primeiro campeonato já neste domingo (30), mesmo após a turbulência causada pelas desclassificações da McLaren no GP de Las Vegas.

A etapa no Oriente Médio conta com um ingrediente extra: a sprint de sábado, que pode influenciar diretamente os rumos da briga pelo título. A prova reduzida distribui pontos aos oito primeiros colocados, e o vencedor soma oito pontos. Já a corrida principal, no domingo, entrega até 25 pontos ao ganhador.

Embora a McLaren tenha sofrido um duro golpe em Las Vegas, o cenário ainda permite que o britânico deixe o Catar campeão. A conta é clara: para ser campeão no Circuito Internacional de Lusail, o piloto da McLaren precisa fazer dois pontos a mais que Piastri e Verstappen em todo o fim de semana. Se conseguir isso, Norris sai do Catar com, no mínimo, 26 pontos de vantagem sobre os dois adversários e não pode mais ser alcançado na última etapa do ano, em Abu Dhabi, visto que o vencedor de uma corrida recebe 25 pontos na tabela.

Antes da desclassificação em Las Vegas, a situação estava mais confortável para Norris, que teria ampliado a diferença para 30 pontos sobre Piastri e 42 sobre Verstappen. Agora, Oscar Piastri e Max Verstappen aparecem empatados com 366 pontos, perseguindo o companheiro de equipe e o tetracampeão da RBR.

A sprint, no entanto, não pode decidir o campeonato. Norris não pode ser campeão no sábado, visto que o resultado da prova de domingo distribui mais pontos aos pilotos. Contudo, pode usar a primeira corrida para ampliar ainda mais a vantagem e colocar pressão em Piastri e Verstappen.

Um dos muitos cenários possíveis que garantiriam o título ao britânico depende da combinação de resultados. Um dos resultados que garantiria a conquista do britânico seria o sexto lugar na corrida sprint (3 pontos) e a vitória na prova principal (25 pontos), totalizando 28. Neste caso, o melhor resultado que um dos rivais poderia alcançar seria a vitória na sprint (8 pontos) e o segundo lugar na corrida principal (18 pontos) — o total seria de 26 pontos, e a diferença de dois para Norris garantiria o título para o britânico.

A disputa, no entanto, está longe de estar definida. A Fórmula 1 ainda tem 58 pontos em jogo nesta temporada: 33 no Catar (25 da prova principal e oito da sprint) e 25 em Abu Dhabi. Se quiserem manter as chances de título, os postulantes precisam ficar a pelo menos 25 pontos de Norris ao fim do GP do Catar.

O momento favorece Verstappen, que teve uma arrancada impressionante: conquistou oito pódios seguidos e quatro vitórias desde o retorno da pausa do meio da temporada. A diferença entre ele e Max Verstappen chegou a ser de 104 pontos após o GP da Holanda, disputado no fim de agosto. Agora, os dois têm a mesma pontuação.

A fase de Piastri, por outro lado, é menos positiva. Antes líder do campeonato, o australiano não sobe ao pódio desde o GP da Itália e cometeu erros importantes, como as batidas no Azerbaijão e na corrida sprint em São Paulo.

Em caso de vitória na corrida principal no Catar, tanto Piastri quanto Verstappen garantem o direito de levar a disputa para Abu Dhabi, independentemente do desempenho de Norris na sprint. Mas ambos podem ir além: em um cenário hipotético onde um deles vença as duas provas no Catar e Lando não pontue em ambas, Piastri ou Verstappen chegariam a 399 pontos e ficariam nove à frente do britânico da McLaren.

A expectativa, portanto, é de um fim de semana decisivo e imprevisível. O GP do Catar de Fórmula 1 acontece às 13h (de Brasília) do domingo (30).

 

 

Por Victoria medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Mark Sutton – Formula 1/Formula 1 via Getty Images