O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) suspendeu, nesta terça-feira (16), os serviços relacionados à abertura de novos processos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A interrupção é temporária e ocorre para atualização do sistema diante das mudanças no modelo de habilitação adotado pelo Governo Federal. A previsão é que os serviços sejam retomados no dia 25 de dezembro.
De acordo com o órgão, quem já iniciou o processo e realizou o pagamento das taxas segue sendo atendido normalmente em todos os postos do Detran no estado. A suspensão atinge apenas novos cadastros para tirar a CNH.
A atualização envolve mudanças no formato de formação de condutores, que passam a prever curso teórico gratuito e digital, maior flexibilidade nas aulas práticas, possibilidade de aulas com instrutores credenciados, redução da carga mínima obrigatória de aulas práticas e o fim do prazo máximo para concluir o processo de habilitação.
Apesar das alterações, os exames teórico e prático continuam obrigatórios e seguem sendo aplicados pelos Departamentos de Trânsito. Em caso de reprovação, o candidato terá direito a um primeiro reteste sem custo adicional.
O Detran-AM orienta que os interessados acompanhem os canais oficiais do órgão para novas atualizações sobre a retomada dos serviços.
Com Informações do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






