A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) ampliou as fiscalizações nas vias de Manaus e rodovias da Região Metropolitana como parte da Operação Natal Mais Seguro, realizada no domingo (23/11), com foco na redução de acidentes e no combate à direção sob efeito de álcool.
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), intensificou as ações de fiscalização em pontos estratégicos de Manaus e das rodovias da Região Metropolitana como parte da Operação Natal Mais Seguro. A iniciativa, iniciada no dia 3 de novembro, tem como objetivo reforçar a segurança viária durante o período de maior fluxo de pessoas e veículos.
As ações se concentraram no domingo (23/11), com foco na prevenção de acidentes e no combate à condução de veículos por motoristas sob efeito de álcool. Segundo o comandante do BPTran, tenente-coronel PM Alexandre Matos, a atuação está sendo ampliada para garantir mais segurança a motoristas, passageiros e pedestres.
“O objetivo é garantir a segurança viária de todos, utilizando o etilômetro, mais conhecido como bafômetro. A presença de álcool no organismo do condutor é passível de penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro e no Código Penal. As blitzes têm caráter ostensivo e preventivo”, afirmou o comandante.
Orientação e penalidades
O comandante também reforçou o alerta para que motoristas evitem misturar álcool e direção. Ele recomendou que, ao consumir bebida alcoólica, os condutores utilizem táxis ou aplicativos de transporte.
As penalidades para quem for flagrado dirigindo sob efeito de álcool incluem:
-
Multa de quase R$ 3 mil;
-
Suspensão da CNH por 12 meses;
-
Possibilidade de prisão em flagrante, em casos de maior teor alcoólico;
-
Mesmas sanções para quem recusar o teste do etilômetro.
Operação Natal Mais Seguro 2025
A Operação Natal Mais Seguro 2025 foi lançada pelo governador Wilson Lima em 3 de novembro e reforça o policiamento durante o período de fim de ano. Ao todo, 1.650 policiais militares estão mobilizados, com apoio do Sistema Paredão, que utiliza 1,5 mil câmeras integradas para monitoramento e resposta rápida.
O efetivo inclui 500 alunos soldados da PMAM, que iniciaram estágio supervisionado e já atuam em áreas comerciais e bancárias de maior circulação na capital e no interior do estado.
Como denunciar
A PMAM orienta que qualquer ação criminosa seja informada imediatamente pelo disque-denúncia 190. Todas as informações repassadas pela população têm a identidade do denunciante mantida em sigilo.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






