A Polícia Federal encerrou nesta sexta-feira (29) a Operação Alvorada Verde, ação voltada ao combate do tráfico de drogas e ao cultivo ilegal de maconha em áreas remotas do interior do Amazonas.
Iniciada na última terça-feira (26), a operação foi realizada nas regiões do rio Abacaxis, em Nova Olinda do Norte, e do rio Curuçá, em Maués. Durante a ação, cerca de 8 mil pés de maconha foram localizados e destruídos em áreas de floresta densa. Não houve prisões.
As investigações tiveram início a partir de denúncias sobre o plantio da droga. Segundo a PF, a ofensiva teve caráter tanto preventivo quanto repressivo, com ênfase na erradicação das lavouras ilegais.
A Alvorada Verde representa a primeira operação de erradicação de maconha realizada na região em vários anos. A área, considerada sensível, já foi cenário de conflitos anteriores.
De acordo com a Polícia Federal, o tráfico de drogas nessas localidades coloca em risco comunidades indígenas, ribeirinhas e outros grupos vulneráveis, expostos à violência, intimidações e impactos ambientais provocados pela atividade criminosa.
A ação contou com apoio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Força Nacional.