Parintins terá Centro de Formação para juventudes do Baixo Amazonas

Projeto oferece 29 bolsas e ciclo de atividades de um ano. Centro atuará com jovens indígenas, quilombolas e estudantes da região.

O Centro de Formação Juventudes Amazônidas em Movimento será criado em Parintins, com sede no prédio da Ufamzinha. A iniciativa terá atividades formativas ao longo de um ano e oferecerá 29 bolsas para estudantes de nível médio, superior, graduados, mestres e doutores.

O projeto é realizado em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ). O convênio foi publicado no Diário Oficial da União em 3 de dezembro e prevê investimento de R$ 1 milhão.

As atividades terão três frentes principais: formação de jovens quilombolas e indígenas sobre questões étnico-raciais e direitos territoriais; formação em artes e culturas populares; e capacitação para organização política estudantil e fortalecimento de coletivos estudantis na região do Baixo Amazonas.

Ao destacar o caráter regional do projeto, Gladson convoca os jovens para a etapa de inscrição:

“O projeto tem como centro de produção o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), ou seja, estamos falando de uma iniciativa construída no interior do Estado do Amazonas, com potencialidades diversas. Aproveitamos para convidar a população, sobretudo os jovens, para que fiquem atentos ao mês de março, quando realizaremos as inscrições para o início das atividades. Temos uma série de ações que serão desenvolvidas ao longo de um ano, e contamos com a comunidade parintinense e do Baixo Amazonas para construir esse empreendimento. Reforçando, trata-se de um projeto inovador, concebido aqui na região, que servirá de referência para futuras políticas públicas”, disse Gladson.

A coordenação do projeto é composta pela Profa. MSc. Marklize dos Santos e pelo Prof. Dr. Gladson Rosas Hauradou, com equipe de professores da Ufam em artes visuais e serviço social. O projeto contará com materiais pedagógicos, equipamentos, transporte e outras ações para execução das atividades.

As inscrições para participar das atividades começam em março de 2026. O centro atuará em toda a região do Baixo Amazonas, com foco na participação de jovens da comunidade e promoção de políticas públicas para a juventude.

Com informações da Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus