A Polícia Civil do Amazonas está reforçando orientações de prevenção voltadas ao público idoso diante do aumento de tentativas de golpes em agências bancárias, especialmente no fim e início de cada mês, quando há maior fluxo por conta do pagamento de salários e benefícios. A Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (DECCI) alerta que criminosos se passam por funcionários de banco e oferecem ajuda com serviços como saque, uso do caixa eletrônico ou resolução de supostos problemas.
Segundo a delegada Larissa Barreto, o objetivo dos golpistas é conquistar a confiança da vítima e induzi-la a realizar transações, empréstimos ou entregar o cartão bancário, que muitas vezes é trocado por outro sem que a pessoa perceba. Entre os crimes mais recorrentes estão a troca de cartão, o golpe do falso funcionário, o pix fraudulento, empréstimo consignado irregular, sequestro relâmpago após saque e operações financeiras induzidas por mensagens ou ligações.
A orientação é que idosos não aceitem ajuda de desconhecidos e só recebam atendimento de profissionais identificados dentro da agência. A recomendação também inclui manter senhas em segredo, não informar dados por ligação ou mensagem e, em caso de dúvida, buscar atendimento direto no banco.
Boletins de Ocorrência podem ser registrados presencialmente em qualquer unidade policial, na DECCI ou pela Delegacia Virtual (https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/). Denúncias anônimas sobre crimes direcionados a idosos também podem ser realizadas pelos números 197, (92) 3667-7575, 181 ou Disque 100.
Com informações de assessoria*
Por Tatiana Sobreira, da redação da Jovem Pan News Manaus



