O enfermeiro Raimundo Nogueira de Matos foi indicado ao prêmio Anna Nery pelo Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM). O profissional ficou conhecido após ter uma foto compartilhada em que aparece acalmando um paciente infectado pela Covid-19, e que também é portador da Síndrome de Down, para que ele possa receber o oxigênio.
O prêmio é uma honraria concedida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), para os profissionais que tenha se destacado no exercício desta profissão. O evento que chega à 23º edição neste ano, faz parte do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (BBCENF), a cerimônia de premiação deve acontecer na última semana do mês de Setembro em Frorianópolis (SC).
Raimundo é natural de Manacapuru e atua há cerca de 19 anos como enfermeiro. Ele também atuou na linha de frente no combate da Covid-19, quando acabou conhecendo o paciente que necessitava de um olhar mais humano naquele momento difícil.
Apesar dos protocolos serem claros quanto ao distanciamento, Raimundo acabou abraçando o paciente, pois, ele precisava ser acalmado para que pudesse receber o oxigênio. Momento em que a foto foi tirada e compartilhada inúmeras vezes, dando abertura para a indicação do enfermeiro ao prêmio.
Anna Nery, a enfermeira que dá nome à premiação, destacou-se pelo trabalho voluntário exercido durante a Guerra da Tríplice Aliança (1865-1870), também conhecida como Guerra do Paraguai. Ela foi consagrada pela História como a primeira enfermeira do Brasil que exerceu com empenho a sua profissão, tendo um grande cuidado com seus pacientes.
Fonte: Imediato Online