Projeto “Aquelas que me habitam” propõe reflexão sobre memória, luta e ancestralidade feminina com espetáculo e ações culturais em Manaus

Iniciativa de Francis Baiardi inclui apresentações, roda de conversa, e-book ilustrado e atividades com acessibilidade

Manaus (AM) – O projeto cultural “Aquelas que me habitam”, idealizado pela artista Francis Baiardi, apresenta espetáculo inspirado nas mulheres amazônicas descendentes das Ykamiabas. A estreia está marcada para 23 de novembro, às 18h, no Teatro da Instalação, em Manaus. A iniciativa também inclui roda de conversa, produção textual, um e-book ilustrado sobre o processo criativo, observatório de criação com estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e ações voltadas à acessibilidade.

O projeto busca abordar a memória, a luta e a resistência feminina, homenageando as mulheres guerreiras da história amazônica, como as Ykamiabas, e refletindo sobre aquelas silenciadas pela narrativa histórica oficial.

Na criação do espetáculo, profissionais como Regina Maciel (preparação de voz, corpo e direção de cena), Ananda Guimarães (assistente de direção), Marilza Oliveira (dramaturgia) e Gorete Lima (produção textual) participam com diferentes contribuições técnicas e artísticas, enfatizando elementos sensoriais, culturais e ancestrais.

O observatório de criação será desenvolvido por quatro alunos dos cursos de dança e teatro da UEA, além de um jovem artista independente, que atuará como pesquisador autônomo, ampliando o diálogo entre arte e academia.

O projeto é realizado com apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, além de recursos federais.

Para mais informações, recomenda-se acompanhar as divulgações oficiais das instituições envolvidas.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *