Projeto Conexão Verde leva energia solar e revitaliza centro comunitário em Silves

Ação do governo do Amazonas foi realizada na comunidade Igarapé Açu com recursos de emenda parlamentar
Fotos: Divulgação/Semig

A Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig) executou, no último domingo domingo (25), ações do projeto “Conexão Verde: Energia e Desenvolvimento Comunitário” na comunidade Igarapé Açu, no município de Silves, a 204 quilômetros de Manaus. A iniciativa prevê a implantação de energia solar, ampliação da conectividade e a revitalização de centros comunitários em áreas rurais do Amazonas.

O projeto é resultado de uma demanda apresentada pela Semig e viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Sinésio Campos (PT). A proposta busca atender comunidades que enfrentam limitações estruturais e dificuldades de acesso a serviços básicos, utilizando os centros comunitários como pontos de apoio para atividades sociais, culturais e educacionais.

Durante a agenda em Silves, o secretário de Energia, Mineração e Gás, Ronney Peixoto, e o deputado Sinésio Campos acompanharam a execução dos trabalhos, realizados pelo Conecthus Instituto de Tecnologia e Biotecnologia do Amazonas, e conversaram com moradores sobre o andamento da iniciativa.

Segundo Ronney Peixoto, o projeto não se limita à recuperação física dos espaços.

“O Conexão Verde nasce do compromisso do Governo do Estado em levar dignidade, cidadania e oportunidades às comunidades rurais. Ao revitalizar os centros comunitários, estamos fortalecendo o convívio social, promovendo inclusão, conectividade, criando ambientes seguros e adequados para o desenvolvimento local”, afirmou.

De acordo com a Semig, a escolha das comunidades beneficiadas leva em conta o potencial de impacto social. A execução ocorre por etapas, para permitir ajustes e validações ao longo do processo. A iniciativa está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, que trata de cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.


Como informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig) *

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus