Regularização fundiária avança no distrito de Caburi, em Parintins

Trabalhos ocorreram entre 1º e 5 de dezembro e envolveram entrevistas, vistorias e georreferenciamento. Ação cobre 60 imóveis e prepara a emissão de novos títulos de propriedade.

Entre 1º e 5 de dezembro, moradores do distrito de Caburi, em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, recebram a equipe técnica da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), para uma nova etapa do processo de regularização fundiária no município. Os trabalhos incluíram entrevistas, vistorias, topografia e coleta de documentos para atualizar informações de 60 imóveis da área urbana.

A equipe executou atividades de georreferenciamento, incluindo aerofotogrametria com drone, para garantir precisão no levantamento territorial. A presença dos técnicos permitiu confirmar dados diretamente no local e ajustar informações necessárias ao avanço do processo. A regularização busca garantir segurança jurídica aos ocupantes dos imóveis. O trabalho contou com topógrafos, vistoriadores, assistentes sociais e apoio administrativo. A equipe retornou à comunidade para complementar levantamentos, revisar casos já atendidos e reforçar a coleta documental.

O acesso ao título definitivo permite valorização das propriedades e possibilidade de crédito. Também reduz riscos de disputas e remoções.

No ano anterior, mais de 100 títulos foram entregues no distrito, totalizando 2.828,637 hectares regulamentados. As atividades continuam em 2025, com novas etapas de análise técnica e social.

As próximas fases incluem consolidação dos dados levantados, verificação final dos imóveis e preparação dos títulos. Novas visitas poderão ser agendadas conforme a evolução do processo.

Com informações da assessoria*
Foto: Divulgação

Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus