O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, iniciou, nesta terça-feira (29/12), o balanço de suas principais ações desenvolvidas ao longo de 2025. Por meio de suas redes sociais, o vice-governador destacou as 8,5 mil cirurgias oftalmológicas realizadas pelo interior do estado ao longo de quase três anos.
A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo do Amazonas, Poder Legislativo e mais de 20 prefeituras, que receberam profissionais especializados em saúde ocular para a realização dos procedimentos de retirada de catarata e pterígio, doença conhecida como “carne crescida” nos olhos.
Tadeu enfatizou a importância da interiorização desse tipo de cirurgia, uma vez que doenças como catarata e pterígio afetam principalmente a população ribeirinha que atua no campo e trabalha exposta ao sol.
“Quando uma pessoa volta a enxergar, a vida ganha novas cores e sonhos. Em 2025, alcançamos a marca de 8,5 mil amazonenses que recuperaram a visão, graças aos mutirões de cirurgias oftalmológicas realizados no interior, em parceria com o deputado Abdala Fraxe, e as prefeituras municipais. Voltar a enxergar é retomar a própria história”, declarou Tadeu.
Os procedimentos são realizados com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Abdala Fraxe. Ao longo do ano, o parlamentar destacou a atuação integrada entre os poderes para levar esse tipo de ação à população que mais precisa.
“Este é um compromisso meu, do governador Wilson Lima e do vice-governador Tadeu de Souza. A gente tem que fazer um agradecimento mais que especial a eles dois, que, nos últimos anos, não têm economizado esforços para transformar a vida dos amazonenses”, afirmou o parlamentar durante a realização do último mutirão de 2025, realizado em Maués (a 276 quilômetros de Manaus).
Por todo o Amazonas
Com origens em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), Tadeu também reafirmou seu compromisso com a população que vive fora da capital. Além dos mutirões de cirurgias oftalmológicas, o vice-governador também reforçou políticas públicas nas áreas de esporte, cultura e valorização de povos originários, além da defesa de trabalhadores da pesca.
O vice-governador entregou novos equipamentos do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) para mais de 300 crianças e adolescentes da comunidade indígena Iauaretê, distrito de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), na fronteira com a Colômbia, ao lado do deputado João Luiz. Na ocasião, também foram entregues kits-bebês para gestantes e mães indígenas.
Em Novo Airão (a 115 quilômetros da capital), Tadeu anunciou novos investimentos no Ecofestival do Peixe-Boi, com a construção de galpões para as agremiações Jaú e Anavilhanas a partir de 2026, em parceria com o deputado Abdala Fraxe.
Em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), o vice-governador atuou na defesa dos pescadores contra mudanças do governo federal no seguro-defeso que ignoram a realidade amazônica e tornam a vida do trabalhador mais difícil, a exemplo da necessidade de atualização de dados por meio de canais digitais, em um cenário em que muitas comunidades ainda sofrem com a falta de acesso à internet.
No Médio Solimões, Tadeu reforçou o compromisso com a valorização indígena durante a abertura dos Jogos e Danças Interculturais Indígenas de Alvarães (a 531 quilômetros da capital).
“Sou filho do interior com muito orgulho e estou presente para encurtar distâncias e levar cuidado e respeito a cada canto do Amazonas. Do esporte à educação. Da cultura à defesa dos povos da floresta”, finalizou o vice-governador.
Com informações da assessoria
Fotos: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-Governadoria
Por Tatiana Sobreira, da redação da Jovem Pan News Manaus






