Saúde reforça atendimento no sambódromo durante o Carnaval de Manaus

Equipes móveis e fiscalização de alimentos garantem segurança e prevenção para foliões que inclui testagem de HIV, distribuição de preservativos e inspeção de barracas.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) atuarão no sambódromo durante os desfiles de escolas de samba nos dias 13 e 14 de fevereiro. Cerca de 40 servidores estarão presentes, oferecendo atendimento de urgência, ações de prevenção e orientações de educação em saúde ao público.

O atendimento começa às 18h em ambas as datas. Uma das frentes de atuação inclui prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com distribuição de preservativos internos e externos, gel lubrificante e materiais educativos. Também serão disponibilizados autotestes para HIV e consultas orientadas com testagem e dispensação de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) na unidade móvel de testagem, localizada do lado direito da entrada do sambódromo.

Serviço de urgência móvel

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contará com três unidades móveis no local. Elas terão como função atender casos de maior complexidade e encaminhar os pacientes à rede de urgência e emergência. As equipes estarão equipadas para garantir atendimento rápido e seguro aos foliões.

Fiscalização de alimentos e estruturas

Equipes da Subsecretaria de Gestão de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) farão inspeção de barracas de comida e bebida, checando higiene, armazenamento e manuseio dos produtos. Também será verificada a qualidade de equipamentos e instalações de saúde, banheiros, rede elétrica e saídas de emergência.

As ações visam prevenir riscos e garantir o cumprimento dos protocolos sanitários durante os dias de desfile, reforçando a segurança e bem-estar do público.

Com informações da Assessoria
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus