Na noite da última segunda-feira (29), carros e ônibus da Prefeitura de Envira, município localizado a 1.206 quilômetros de Manaus, foram incendiados no bairro Concórdia. A Polícia Militar informou que os ataques ocorreram em diferentes pontos da cidade e são atribuídos a grupos criminosos com atuação no tráfico de drogas.
Por volta das 22h20, veículos estacionados na garagem da prefeitura foram atingidos pelo fogo. Moradores relataram ainda que residências nas proximidades foram apedrejadas. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o caminhão-tanque ficou atolado em um trecho da estrada São Sebastião, dificultando o atendimento.
Os atos de vandalismo ocorreram após a morte de dois adolescentes durante uma operação policial no mesmo dia. De acordo com relatos, por volta das 16h, os jovens teriam invadido uma casa lotérica no Centro da cidade. Durante a abordagem da Polícia Militar, houve troca de tiros. Ambos foram atingidos e morreram no local. As identidades não foram divulgadas.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram os dois suspeitos caídos do lado de fora do estabelecimento, com cédulas de R$ 10 e R$ 20 espalhadas ao redor. Um deles utilizava balaclava. Segundo informações repassadas pelas autoridades, foram apreendidas armas de grosso calibre com os adolescentes.
O caso aconteceu no mesmo dia em que o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, visitava o município. Ele participou da inauguração da Instalação Portuária de Pequeno Porte (IP-4), construída às margens do rio Juruá. A cerimônia contou também com a presença dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), do prefeito Ivon Rates e do diretor nacional de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Edme Tavares.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que, após os incidentes, a Polícia Civil iniciou as investigações para apurar os ataques registrados no município.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Reprodução