Vendas de motocicletas superam carros de passeio e batem recorde em 2025

As vendas de motocicletas no Brasil atingiram 2,2 milhões de unidades em 2025, superando pela primeira vez os carros de passeio. O crescimento foi de 17,1% em relação a 2024, segundo a Fenabrave.

Pela primeira vez na história, as vendas de motocicletas no Brasil superaram as de carros de passeio em 2025, atingindo um recorde de 2,2 milhões de unidades vendidas, conforme balanço divulgado pela Fenabrave nesta terça-feira (13).

O crescimento em relação a 2024 foi de 17,1%. Apenas em dezembro de 2025, foram comercializadas 193,2 mil motocicletas, um aumento de 27,2% frente ao mesmo mês do ano anterior. Na comparação mensal, entre novembro e dezembro, a alta foi de 7%.

As vendas de carros de passeio no mesmo período somaram 2 milhões de unidades, o que significa que as motos superaram os carros em cerca de 200 mil unidades. Este é o primeiro ano, em 23 anos de estatísticas, em que esse resultado foi registrado.

Antes da pandemia, em 2019, o volume de vendas de carros era o dobro das motos. Desde então, o mercado de motocicletas dobrou de tamanho, impulsionado pela expansão dos serviços de delivery e pela preferência dos consumidores por veículos mais econômicos na compra, manutenção e consumo de combustível.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.