Zona Franca de Manaus é destaque em reunião com representantes da Embaixada da Argentina

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Sedecti) apresentou nesta terça-feira (14/10) a estrutura e a relevância da Zona Franca de Manaus (ZFM) a representantes da Embaixada da Argentina no Brasil. O encontro abordou a evolução do modelo industrial, seus impactos econômicos e ambientais, além da abertura de diálogo para futuras parcerias comerciais e culturais entre Argentina e Amazonas.

Manaus (AM) – Em reunião realizada nesta terça-feira (14), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) recebeu os representantes da Embaixada da Argentina no Brasil, Joaquin Coniglio e Patrício Violini. O encontro teve como objetivo apresentar a trajetória, os números e os diferenciais da Zona Franca de Manaus (ZFM), além de abrir portas para parcerias entre o Amazonas e o país sul-americano.

Durante a apresentação, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Gustavo Igrejas, traçou um panorama da evolução da Zona Franca, desde sua criação em 1967 por meio do Decreto-Lei nº 288. Segundo ele, a história do modelo é dividida em três fases: a inicial, marcada pelo comércio intenso; a fase de verticalização da produção, a partir de 1975; e a terceira etapa, com o uso dos Processos Produtivos Básicos (PPBs), implementados após a abertura econômica da década de 1990.

“Mostramos como a Zona Franca tem superado os desafios ao longo das décadas e seguimos com dados concretos que comprovam sua resiliência e atratividade aos investidores”, afirmou Igrejas.

De janeiro a agosto de 2025, o Polo Industrial de Manaus registrou um faturamento de US$ 26,1 bilhões. Os principais segmentos foram: bens de informática (21,12%), setor de duas rodas (20,10%) e eletroeletrônicos (16,64%). Entre os produtos mais fabricados destacam-se motocicletas (16,3%), televisores (10,6%) e aparelhos de ar-condicionado do tipo split (8%).

Aproximação com a Argentina

O secretário Joaquin Coniglio destacou o interesse da Argentina em intensificar a relação com o estado do Amazonas. Ele ressaltou que a visita ao Brasil visa explorar possibilidades de cooperação em diversas áreas.

“Queremos conhecer o setor produtivo local e buscar caminhos para estreitar os laços comerciais, turísticos e culturais entre a Argentina e o Amazonas. Essa troca é essencial para identificar oportunidades de colaboração mútua”, declarou Coniglio.

Modelo sustentável com 97% da floresta preservada

Um dos pontos enfatizados durante a reunião foi o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. Com 97% da floresta amazônica preservada, o modelo da Zona Franca de Manaus é considerado um exemplo de sustentabilidade atrelada à geração de empregos e renda para a região.

Também participaram do encontro os técnicos do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior (Daice), Sidnei Magalhães e Guilherme Vilagelim, além do assessor da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jorge Vasques.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *