Com mais de sete mil pessoas impactadas diretamente, a Prefeitura de Manaus encerrou nesta quinta-feira (25/9) a programação da Semana Nacional de Trânsito com um grande ‘Pit Stop’ educativo realizado no Sesi-Clube do Trabalhador, na zona Leste da cidade. A campanha deste ano, coordenada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), teve como foco a conscientização de motociclistas sobre pilotagem defensiva e segurança no trânsito.
Sob o tema “Comprometa-se com a Vida”, a ação buscou reforçar a importância do uso correto dos equipamentos de proteção, além do respeito às leis de trânsito como medidas essenciais para a redução de sinistros nas vias urbanas.
Durante os oito dias de programação, entre 18 e 25 de setembro, foram realizadas atividades voltadas para motoristas, pedestres, ciclistas e estudantes da rede municipal, com destaque para palestras educativas, blitze de conscientização, ações de sustentabilidade e orientação sobre acessibilidade no trânsito.
De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, investir em educação para o trânsito é investir na preservação de vidas. “Ao conscientizar desde os mais jovens até os condutores profissionais, estamos construindo uma cidade mais segura para todos”, afirmou.
O mototaxista Raimundo Batista, de 48 anos, participou do encerramento e elogiou a iniciativa. “Essas campanhas são muito importantes, principalmente para lembrar que um segundo de distração pode mudar tudo”, comentou.
A abertura oficial da semana ocorreu no dia 18, com emissão gratuita do cartão PassaFácil e ações ambientais em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semmasclima). Também foram promovidas atividades na tradicional Faixa Liberada, em escolas públicas e em empresas com frotas pesadas, como a Tumpex.
Entre janeiro e agosto de 2025, as ações educativas do IMMU já alcançaram mais de 92 mil pessoas, com 196 atividades realizadas. A meta da gestão municipal é chegar a 250 ações até o fim do ano, atingindo 140 mil pessoas com mensagens de segurança e respeito no trânsito.
Fotos – Divulgação / IMMU