Entre Manas oferece serviços de cidadania e acolhimento a mulheres

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) participou do evento “Entre Manas”, promovendo atendimentos jurídicos, psicossociais e serviços de cidadania, em apoio ao Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher.

A Sejusc levou diversos serviços de cidadania e acolhimento a mulheres durante o evento social “Entre Manas”, realizado nesta terça-feira (18/11) no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus. A ação, idealizada pela Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM), integra as atividades do Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher.

Manaus – No local, a Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), da Sejusc, ofereceu atendimento psicológico, social e orientação jurídica. A Secretaria Executiva de Cidadania (Secid) também realizou emissão de declarações de hipossuficiência para segunda via gratuita de certidões de nascimento e casamento, além de cadastros para kits bebê e cestas de alimentos destinados a gestantes e famílias em situação de vulnerabilidade.

Gabriella Campezzato, representante da Sejusc no evento, destacou que a participação da secretaria marca não apenas o apoio à ação “Entre Manas”, como também o início das atividades dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.

“Trouxemos diversos serviços, oferecendo apoio jurídico, orientação psicossocial e cidadania, normalmente prestados nos PACs, agora disponíveis diretamente no evento”, explicou Campezzato.

A ouvidora-geral do MPAM, Sílvia Abdala Tuma, ressaltou que o objetivo do evento foi criar um espaço seguro e acolhedor para mulheres, independentemente de terem passado por situações de violência. A ação contou com mais de 20 parceiros, oferecendo atendimentos que vão da saúde à capacitação profissional, além de rodas de conversa e palestras.

Atendimentos e experiências

A bancária Vanderli Nogueira participou da ação e elogiou os serviços.

“Cheguei por volta das 9h20 e já fui atendida. Trouxe meus documentos e já consegui o ofício para emitir minha certidão. Um serviço muito útil e ágil”, relatou.

Parcerias

Além da Sejusc, participaram da ação a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), a OAB-AM e o Senac.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.