Quase 1,9 mil atendimentos de saúde foram realizados neste sábado (22/11) no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus. A ação incluiu consultas médicas, exames de imagem, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e serviços de prevenção à saúde.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) coordenou a 26ª edição do programa Governo Presente no Centro de Educação Integral (Ceti) Dariana Zuleica Correa Lopes. Entre os serviços oferecidos, estavam consultas presenciais com clínico geral e oftalmologista, além de atendimentos por Telessaúde com ginecologista e ortopedista.
A Carreta da Saúde disponibilizou exames de mamografia e ultrassonografia, permanecendo no local até 28 de novembro. A Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou ações de prevenção e promoção à saúde, incluindo testes rápidos e distribuição de materiais de prevenção.
De acordo com o balanço da SES-AM, foram registradas 140 consultas médicas, sendo 33 em oftalmologia, 80 com clínico geral, 15 em ortopedia e 12 em ginecologia. Na Carreta da Saúde, foram realizados 81 exames de imagem (60 ultrassonografias e 21 mamografias). Procedimentos de triagem somaram 304 aferições de pressão arterial e 304 testes de glicemia. Além disso, 365 atendimentos foram realizados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) e pela Ouvidoria do SUS.
A FVS-RCP realizou 464 testes rápidos para HIV, hepatites C e D, e sífilis, e distribuiu 300 preservativos, 3 mil géis lubrificantes e 70 autotestes.
Para a realização dos exames de imagem, os moradores precisam apresentar documento de identidade com foto e encaminhamento médico. Mulheres a partir de 40 anos podem realizar a mamografia sem necessidade de encaminhamento.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






