Programa Bombeiro Mirim atende 650 crianças e adolescentes em 11 municípios do Amazonas em 2025

Em 2025, o Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom) do CBMAM atendeu 650 crianças e adolescentes de 8 a 13 anos em Manaus e 10 municípios do Amazonas, promovendo cidadania, disciplina e formação social.

O Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom), do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), beneficiou 650 crianças e adolescentes entre 8 e 13 anos em 2025. As atividades foram realizadas em Manaus e 10 municípios do interior, com foco na formação cidadã e no desenvolvimento de disciplina e valores sociais.

A formatura de encerramento do ano letivo ocorreu na sexta-feira (28/11), no comando-geral do CBMAM, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. O programa é uma iniciativa de responsabilidade social do CBMAM, criado em 2002, que já atingiu cerca de 3 mil crianças ao longo dos anos.

Segundo o comandante-geral do CBMAM, Orleilso Muniz, o programa contribui para a formação pessoal e cidadã dos alunos:

“Esses pequenos aprendem a obedecer, a não mentir e a valorizar os estudos. É gratificante contribuir com a formação deles”, afirmou.

Estrutura do programa

O Proebom oferece atividades de março a novembro, com aulas três vezes por semana, no contraturno escolar, totalizando 288 horas. Entre os conteúdos ministrados estão:

  • Noções de combate a incêndio

  • Salvamento em altura e aquático

  • Atendimento pré-hospitalar

  • Educação ambiental

  • Educação no trânsito

  • Educação física, ética e cidadania

Os 650 alunos estão organizados em 4 turmas em Manaus e 11 turmas no interior, atendendo os municípios de Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, Novo Airão, Tabatinga e Tefé.

Impacto do programa

A mãe do aluno Gabriel Santos, de 12 anos, destacou os efeitos positivos do Proebom:

“Conseguimos perceber mudanças no comportamento da criança em casa e na escola, principalmente na disciplina, graças ao que é ensinado no projeto”, afirmou Adriana Santos.

O programa também conta com parcerias de empresas e instituições, como Estaleiro Juruá, Fogás, Nova Era Supermercados, BIC da Amazônia, Protenorte, entre outros. Segundo Ieda Cardoso, da Protenorte, a parceria reforça o compromisso social:

“É importante unir esforços com o Corpo de Bombeiros para contribuir com a sociedade e oferecer oportunidades para nossas crianças”, disse.

Parceiros em 2025

Estaleiro Juruá; Fogás; Nova Era Supermercados; VV Refeições; BIC da Amazônia; Associação das Praças de Polícia e Bombeiros Militar do AM; Acqua Fest Park e Eventos; Ben Transportes; Transportes Bertolini; Protenorte; Chácara Tarumã; RVMC Comércio de Peças e Serviços; Marie Empreendimentos Imobiliários; Fazenda Santa Rosa; Real Bebidas da Amazônia; Arena das Torres; Procuradoria Regional do Trabalho 11ª Região; Deputado Estadual Sinésio Campos; Deputado Estadual Dan Câmara.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.