A edição de 2026 da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef) abriu inscrições nesta segunda-feira (1). O torneio é direcionado a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além de participantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Criada pela Bolsa de Valores do Brasil e pelo Tesouro Nacional, a Olitef busca ampliar o aprendizado de finanças pessoais, matemática financeira básica e noções de investimento entre jovens de escolas públicas e privadas.
A abertura antecipada das inscrições neste ano tem o objetivo de facilitar o planejamento das instituições de ensino. O cadastro é gratuito e deve ser feito no site oficial da olimpíada. Todos os alunos registrados terão acesso aos materiais preparatórios e poderão emitir certificado de participação.
Sorteios e premiações
A organização sorteará 54 escolas públicas para receber kits educacionais avaliados em R$ 100 mil. Cada instituição contemplada terá o diretor e até quatro professores premiados com R$ 8 mil em Títulos Públicos.
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, destacou que o estímulo à educação financeira contribui para a formação dos estudantes, “impactará no futuro das vidas deles, quando eles terão consciência sobre a importância da economia do dinheiro”, destacou.
A edição mais recente contou com mais de 1,7 milhão de alunos inscritos em todo o país. Ao final da competição, mais de 63 mil estudantes receberam medalhas de ouro, prata ou bronze.
om informações da Agência Brasil*
Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus






