Tapauá recebe equipamentos e incentivos para fortalecimento do setor primário

Ação do Governo do Amazonas durante a programação dos 70 anos de Tapauá resultou na entrega de equipamentos, insumos e documentos rurais para agricultores familiares, pescadores artesanais e associações produtivas do município.

Agricultores familiares, pescadores e associações produtivas de Tapauá foram beneficiados, nesta quinta-feira (18/12), com a entrega de equipamentos, insumos e documentos rurais, em ações realizadas durante as comemorações dos 70 anos do município.

Tapauá, município localizado a 449 quilômetros de Manaus, recebeu equipamentos, implementos agrícolas, insumos e documentação rural voltados ao fortalecimento do setor primário local. As entregas ocorreram durante a programação oficial dos 70 anos da cidade e fazem parte de ações executadas pelo Governo do Amazonas no interior do estado.

Os benefícios atenderam agricultores familiares, pescadores artesanais e associações produtivas, com investimentos provenientes de editais do Fundo de Promoção Social (FPS) e iniciativas coordenadas pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepa).

Entre os itens entregues pela Sepror estão motores estacionários, um triciclo, uma casa de farinha mecanizada, fornos, kit de casa de farinha e motocultivadores. Os equipamentos são destinados principalmente à cadeia produtiva da mandioca, uma das principais atividades econômicas do município.

O Idam entregou 120 documentos rurais, sendo 60 Cartões do Produtor Primário (CPP) e 60 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF), permitindo o acesso de agricultores a políticas públicas de fomento, crédito rural e assistência técnica.

A ADS distribuiu 15 kits roçado, dois aeradores para piscicultura, 1,5 mil sacos de ráfia e 1,2 mil mudas de café, ampliando as condições de produção agrícola e incentivando a diversificação das culturas.

Por meio da Sepa, foram entregues 30 filtros de água destinados à atividade pesqueira, com foco em melhores condições sanitárias para pescadores artesanais.

Associações locais também foram contempladas com equipamentos adquiridos com recursos do FPS e apoio técnico do Idam. A Associação dos Agricultores das Comunidades Ribeirinhas do Município de Tapauá (Agricort) e a Associação das Manejejadoras, Manejadores, Pescadoras e Pescadores da Comunidade Redenção receberam motores, fornos, caixas d’água, mangueiras, embarcações e motores de popa.

A presidente da Associação dos Pescadores da Comunidade Redenção, Suely Costa, informou que os equipamentos recebidos devem auxiliar no deslocamento e na realização de atividades comunitárias na região.

As entregas contaram com a presença de autoridades municipais, deputados federais e estaduais, além de representantes dos órgãos estaduais envolvidos nas ações.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.