A Confederação Brasileira de Futebol e o Governo Federal vão reforçar, nesta segunda-feira (26), o interesse do Brasil em sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029. A estratégia será apresentada em uma reunião em Brasília que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Fifa, Gianni Infantino, e do mandatário da CBF, Samir Xaud.
O encontro também terá a participação do ministro do Esporte, André Fufuca, e do técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti. A ideia da CBF é demonstrar que o apoio institucional do governo brasileiro pode ser um diferencial importante na disputa pela sede do torneio.
Atualmente, a Fifa ainda não abriu oficialmente o processo de candidatura para a Copa do Mundo de Clubes de 2029.
Mesmo assim, outros países já manifestaram interesse em receber a competição, entre eles Espanha, Marrocos e Catar. Espanha e Marrocos, inclusive, serão sedes da Copa do Mundo de 2030, mas a escolha do Mundial de Clubes não depende mais desse vínculo, como ocorria em décadas passadas com a Copa das Confederações.
A intenção de trazer o torneio ao Brasil não é recente. Durante a edição de 2025 da competição, a CBF já havia sinalizado o desejo em reuniões entre Samir Xaud e Gianni Infantino. Agora, porém, a confederação aposta no respaldo do Governo Federal como principal trunfo, em uma articulação liderada pelo vice-presidente da entidade, Gustavo Dias Henrique.
No aspecto esportivo, a próxima edição do Mundial de Clubes já tem participantes confirmados. Campeão da Conmebol Libertadores de 2025, o Flamengo é o primeiro clube sul-americano garantido no torneio. Na Europa, o Paris Saint-Germain, vice-campeão da última edição ao perder a final para o Chelsea, também já assegurou vaga.
Infantino está no Brasil para compromissos relacionados à Copa do Mundo Feminina, que será realizada no país no próximo ano. No domingo, a Fifa apresentou a marca oficial da competição, que contará com 32 seleções e será disputada entre junho e julho. O evento também deve entrar na pauta da reunião com Lula, no Palácio do Planalto.
Além da candidatura para sediar o Mundial de Clubes, a CBF pretende sugerir que o Brasil receba uma das próximas edições do congresso da Fifa. Em 2024, o evento acontece no Canadá, uma das sedes da Copa do Mundo ao lado de Estados Unidos e México. Já em 2025, o congresso foi realizado em Assunção, no Paraguai.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Divulgação / CBF






