As jovens selecionadas para o Serviço Militar Inicial Voluntário Feminino no Amazonas devem comparecer às unidades das Forças Armadas até esta sexta-feira (20) para a etapa de seleção complementar, quarta e última fase antes da incorporação oficial. O processo inclui exames clínicos, entrevistas e avaliação física.
Nesta fase final do recrutamento, as candidatas passarão por avaliação técnica para medir o preparo para a vida militar, incluindo:
-
Exames clínicos detalhados;
-
Entrevistas complementares;
-
Avaliação de preparo físico.
Pela segunda vez na história, mulheres podem ingressar na base das Forças Armadas como recrutas, diferente do acesso anterior, restrito a concursos para sargentos ou oficiais. Em 2025, cerca de 34 mil mulheres se inscreveram para disputar 1.467 vagas disponíveis em 2026: 1.010 para o Exército, 300 para a Força Aérea e 157 para a Marinha.
As selecionadas serão incorporadas em dois períodos: de 2 a 6 de março e de 3 a 7 de agosto. Na Marinha, ingressarão como marinheiro-recruta; no Exército e na Aeronáutica, como soldados, com os mesmos direitos e deveres dos homens.
Diferente das carreiras de Estado, os militares incorporados via alistamento voluntário não terão estabilidade, seguindo o mesmo modelo do recrutamento masculino. Em 2025, o alistamento obrigatório masculino registrou mais de 1 milhão de inscritos em todo o País.
As candidatas devem consultar o local e horário exato de apresentação por meio da plataforma Gov.br.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






