Manaus/AM – O Amazonas fechou 2025 com uma das menores taxas de desemprego do país, de acordo com a PNAD Contínua divulgada pelo IBGE. O resultado acompanha a tendência nacional de redução da desocupação e aumento da formalização do trabalho, especialmente nos setores de indústria e serviços.
Segundo o levantamento, 22 das 27 unidades da federação registraram queda no desemprego, e 20 estados atingiram níveis históricos. Santa Catarina (3,4%), Mato Grosso (3,5%) e Mato Grosso do Sul (3,6%) lideraram com os menores índices, enquanto o Piauí registrou a maior taxa, de 7,9%.
No Amazonas, apesar de algumas oscilações ao longo do ano, o estado conseguiu manter desempenho positivo, refletindo a recuperação econômica e o aumento da formalização do trabalho. A tendência de queda na informalidade contribuiu para o fechamento do ano com uma taxa de desemprego abaixo da média nacional.
O cenário acompanha a melhora do mercado de trabalho em todo o Brasil, consolidando 2025 como um ano de avanço na geração de empregos e redução da desocupação histórica.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






