Amazônia em debate: Alfredo Wagner encerra ciclo com reflexão crítica sobre conflitos e futuro da floresta

Antropólogo aborda impactos da mineração, desmatamento e disputas territoriais em evento gratuito neste sábado (18), dentro da programação preparatória para a COP 30

A Editora Valer encerra neste sábado (18), às 10h, no Valer Teatro, o ciclo 2025 do projeto Roda de Conversa, com a participação do antropólogo Alfredo Wagner de Almeida, referência nacional em estudos sobre conflitos agrários e violações de direitos territoriais de povos tradicionais, quilombolas e indígenas na Amazônia.

Com o tema “O voo das araras para os museus: uma crítica à reinvenção da Amazônia”, o encontro integra a série Roda de Conversa COP 30, que promoveu, ao longo do ano, debates sobre os desafios climáticos, sociais e econômicos da região amazônica. O evento é gratuito e aberto ao público.

De acordo com a coordenadora do projeto, doutora Neiza Teixeira, a proposta é encerrar o ciclo destacando as ameaças que ainda afetam o Norte do país — como invasões territoriais, grilagem, desmatamento e homicídios —, temas centrais no contexto das discussões sobre a COP 30, que será sediada na Amazônia.

“O professor Alfredo Wagner representa uma voz essencial para compreender as múltiplas Amazônias e os impactos das políticas territoriais sobre as populações tradicionais”, destacou Neiza.

O projeto Roda de Conversa da Valer consolidou-se como um espaço de diálogo e reflexão sobre temas amazônicos, reunindo pesquisadores, professores e o público em geral. Desde seu início, a iniciativa tem contribuído para aproximar o conhecimento científico da sociedade e fortalecer o protagonismo amazônico nas pautas globais sobre clima e sustentabilidade.

Com informações da assessoria*

Por Tatiana Sobreira, da redação da Jovem Pan News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *