Os indicadores de rendimento dos estudantes do ensino médio da rede pública brasileira registraram melhora entre 2022 e 2025, segundo dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o levantamento, a taxa de reprovação caiu 62% no período, enquanto o abandono escolar recuou 61%. O atraso escolar diminuiu 28%, e a taxa de aprovação dos estudantes aumentou 11%.
As informações foram apuradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização anual do Censo Escolar.
Permanência dos estudantes cresce
Outro indicador apresentado pelo levantamento mostra que mais jovens permaneceram no ensino médio entre um ano letivo e outro.
Entre 2022 e 2025, a taxa de não retorno à escola caiu 28%. Segundo o presidente do Inep, Manuel Palacios, se esse índice tivesse permanecido no mesmo nível de 2022, o país teria aproximadamente 250 mil estudantes a menos matriculados no ensino médio em 2025.
MEC relaciona resultados a programas educacionais
O Ministério da Educação atribui a evolução dos indicadores à implementação de políticas públicas voltadas para a permanência e aprendizagem dos estudantes.
Entre os programas citados estão o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e o programa Pé-de-Meia, criado em 2024.
Segundo o MEC, essas iniciativas contribuíram para reduzir a evasão escolar e ampliar o acesso e a permanência dos estudantes na educação básica.
Pé-de-Meia alcança 7,2 milhões de estudantes
O programa Pé-de-Meia já beneficiou 7,2 milhões de estudantes desde sua criação, segundo o ministério.
A iniciativa oferece incentivo financeiro aos alunos do ensino médio da rede pública que mantêm frequência escolar, são aprovados, concluem os estudos e participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Educação integral amplia número de matrículas
O percentual de matrículas em escolas de tempo integral passou de 15,1% em 2021 para 25,8% em 2025.
Com isso, cerca de 8,8 milhões de estudantes da rede pública passaram a estudar em jornada ampliada. O resultado representa o cumprimento da meta prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelecia um em cada quatro alunos matriculados nessa modalidade.
Mais escolas conectadas à internet
Outro destaque do levantamento é o avanço da conectividade nas escolas públicas.
Segundo o MEC, o número de unidades de ensino com acesso à internet aumentou 43,7% entre 2023 e 2025, passando de 66,8 mil para 100 mil escolas.
No período, mais de R$ 3 bilhões foram investidos em infraestrutura tecnológica, beneficiando aproximadamente 24 milhões de estudantes.
Enem registra aumento nas inscrições
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também apresentou crescimento nas inscrições de concluintes da rede pública.
Entre 2022 e 2025, o número de inscritos aumentou 46%. Em 2025, o exame voltou a permitir a certificação de conclusão do ensino médio para candidatos que atendam aos critérios estabelecidos.
A partir de 2026, o Enem também passará a ser utilizado como instrumento para avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






